Segundas Sem Carne

O Meatless Monday, para os americanos, ou o Meat Free Monday, para os britânicos, é uma iniciativa, que começa a tomar espaço em todo o mundo, em que as pessoas são incentivadas a fazerem um dia por semana, a segunda-feira, livre de carne, para melhoria da sua saúde e a do planeta.

A origem deste dia oficialmente aconteceu em 2003 nos Estados Unidos da América, como parte de um programa de consciencialização pública sobre saúde e hábitos saudáveis. Mas a inspiração remota à Primeira Guerra Mundial, quando o presidente americano Woodrow Wilson proclamou a terça-feira, como o dia livre de carne, e que se fizesse pelo menos uma refeição sem carne nos restantes dias da semana. O objectivo era conservar comida, de modo a ajudar as tropas americanas e a população em espaço de guerra na Europa.

Eu conheci a Meatless Monday há pouco tempo, quando comecei a interessar-me por mudar um pouco os hábitos de alimentação cá em casa. Nunca consegui aplicar em pleno, um pouco por preguiça, mas sobretudo porque à segunda-feira é o dia em que temos o frigorífico cheio de coisas gostosas do fim-de-semana (e o meu hoje, nem vos conto!!).

Por curiosidade, a escola da L. promove a segunda-feira vegetariana. Por norma a ementa da escola tem um prato normal e um vegetariano (tem crianças de culturas que não comem certos alimentos). Mas à segunda-feira todos os meninos comem um almoço vegetariano. A ideia da escola é motiva-los a interessarem-se mais pelos legumes e menos pelas proteínas animais, pois é quase sempre o calcanhar de Aquiles das crianças pequenas (felizmente aqui em casa não).


Os nossos meatless dinners até agora

md#01 - Quinoa com cogumelos e espinafres
md#02 - Risotto de cogumelos e ervilhas
md#03 - Frittata de espinafres, tomates cherry e mozzarela
md#04 - Casserole de cuscuz, brócolos e tomate
md#05 - Empadão de 4 com cogumelos paris e shitake e com ervilhas
md#06 - Almôndegas de feijão e aveia com molho de tomate
md#07 - Lasanha Arco-Íris
md#08 - Veggie-loaf com feijão-preto e aveia
md#09 - Molho de tomate no forno
md#10 - Cogumelos à Bonnie
md#11 - Sopa/estufado de lentilhas da Ana Miguel
md#12 - Bolonhesa de feijão
md#13 - Risotto com quinoa e abóbora
md#14 - Hambúrgueres de grão
md#15 - Bolinhos de lentilhas e aveia
md#16 - Curgetes redondas recheadas com tofu
md#17 - Tabbouleh com mozzarella grelhado
md#18 - Hambúrgueres de feijão branco e beterraba com batatas "fritas" no forno

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.