quinta-feira, 9 de abril de 2015

Frittata de agrião e tomate [desde os 12 meses]


Vi esta ideia há dias pela internet, e não me lembro ao certo onde. Mas fiz uma busca rápida e é uma opção muito popular, pelo que não foi difícil arranjar uma referência

A T. já completou 1 ano e agora aos poucos vamos integrando-a na nossa dieta familiar. Claro que sempre com muitas precauções na introdução de alimentos que não comia e sobretudo nos temperos.

Neste caso dei-lhe o arroz de legumes que tinha cozinhado para nós (com pouquinho sal, que também não gostamos de muito), e optei por fazer fritattas individuais, em formas de queques. 

Frittatas agrião e tomate [desde os 12 meses]
(para 3 fritattas - 1 por bebé/criança, 2 por adulto)

1 colher de sopa de azeite
1 alho
1 tomate
1 chávena de agriões 
3 ovos
sal e pimenta q.b.

Pré-aquecer o forno a 160º. Numa frigideira alourar os alhos com o azeite levemente, adicionar o agrião e o tomate cortado aos cubinhos, Saltear por breves minutos. Distribuir o salteado por formas de queques. Bater os ovos e temperar a gosto. Distribuir os ovos pelas formas com o salteado. Cada forma leva aproximadamente um ovo. No caso dos bebés, pode-se colocar o ovo sem temperos (foi o que fiz). Levar ao forno por 20-30 minutos, indo vigiando quando a fritatta cresce, é sinal que está quase pronta e só precisa de mais uns minutos. O normal é ela crescer e depois abater assim que desligar o forno. 



A T. aprovou, foi a primeira vez que comeu ovo inteiro! Uma ótima sugestão para aqueles bebés mais autónomos que comem sozinhos com a mão (BLW style). 

Para mim fiz duas fritattas temperadas, e ainda juntei um bocadinho de queijo ralado. Delícia! 

Com este tipo de pratos, é fácil adaptar para a pequenada aí de casa, sem ter que sujar uma panela extra. 

4 comentários:

  1. Olá noutro dia fiz esta receita http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/5754/pudim-de-ervilhas-com-cenoura.html, muito boa, e adapta se bem aos pequenos. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nunca experimentei :D Vou colocar na listinha. Agradecida :)

      Eliminar
  2. Ola...fiz hoje para o meu T...cineu e "chorou" por mais. ..obrigada por partilhar estas coisas boas... ;-)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.