quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Concordamos todos, não concordamos?

"À medida que o meu filho começava a vida e eu começava este livro, parecia que tudo o que ele fazia girava em torno da comida. Estava a mamar, ou a dormir depois de mamar, ou a ficar rabugento antes de mamar, ou a livrar-se do leite que mamara. Ao acabar este livro, ele consegue desenvolver conversas bastante sofisticadas e, cada vez mais, a comida que ele ingere é digerida a par das histórias que lhe contamos. Alimentar o meu filho não é o mesmo que alimentar-me a mim: é mais importante. É importante porque a comida é importante (a sua saúde física é importante, o prazer de comer é importante) e porque as histórias que são servidas com a comida são importantes."


Jonathan Safran Foer em "Comer Animais"




Ando a ler este livro (já faz umas boas semanas) e esta passagem ficou bem vincada e foi o que me identificou com o autor. Se não forem os nossos filhos a colocarem em questão (mesmo que ainda não falem) todas as nossas convicções, mesmo aquelas que temos em relação à alimentação, o quem fará?

(já agora, recomendo a leitura)

3 comentários:

  1. Sem duvida!! Espero que ao ter atenção à alimentação dele, melhore a minha também ;) já agora queria perguntar se com as filhotas passou por fases de recusa alimentar, ou se comeram sempre bem? O meu vai fazer 12 meses esta semana e anda a rejeitar a sopa, a rejeitar a comida.. Uma pessoa não quer MESMO entrar no regime de forçar a comer, e transformar mesmo a hora da refeição numa tortura, mas dá sempre aquele medo de não comer o suficiente.. Ainda mama, o que tb me deixa mais descansada, mas mesmo assim..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A L. passou por essa fase de rejeitar comida. Havia dias que só comia uma colher de sopa e já não entrava mais nada de nada à hora de almoço. Há que ter paciência, porque vai passar, e ele vai voltar a comer normalmente :) O crescimento agora não é tão rápido e o organismo informa que já não precisa de tanta comida. Está só a dar-se esse ajuste.

      Eliminar
    2. Obrigada! Entretanto já come muito mais mas anda bastante decidido no que come ou não ;) papas de cereais marcham, fruta tb. Sopa nem vê-la! E a carne tb tem rejeitado. Tem andado a experimentar imensas coisas novas, felizmente mantém/se curioso ;) vai começar a etapa de cozinhar para nós com menos sal e gordura, e ele come o mesmo que nos. Isto porque já percebi que come muito melhor se estivermos todos a mesa, e lhe formos dando da nossa comida. E adoooora comer sozinho, e eu já encomendei babetes a nap kid;) não hão de ser as nódoas que vai travar a sua autonomia!! ;)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.