terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gelado de abacate e cacau [desde os 12 meses, com ressalva]


São os gelados de "chocolate" mais cremosos, deliciosos e saudáveis do mundo! Garantido. Mas antes que tudo isto, a ressalva do título. Na minha opinião, os ingredientes deste gelado podem ser consumidos a partir dos 12 meses, mas, como se assemelha em muito ao chocolate, apesar de se usar cacau puro e não saber bem a chocolate tradicional, os 12 meses podem ser precoces para apresentar uma iguaria destas a uma criança. Portanto, deixo ao vosso critério. Aqui por casa a T. provou (antes de congelar) e ela está quase nos 17 meses. Agora o mais importante: a receita.

Ontem quando fui ao supermercado dei de caras com uma cesta de abacates. Grande parte deles possuía um autocolante a dizer "fruta no ponto". Peguei neles e efectivamente estavam no ponto, nem mais um dia, nem menos um dia. Tinha que os trazer e fazer alguma coisa com eles! Lembrei-me de imediato de um vídeo que tinha visto da Katie Quinn. Quem é a Katie Quinn? É uma cozinheira que faz uns vídeos super engraçados, com ideias e receitas muito originais. Adoro os vídeos dela e sigo a página dela no facebookDe volta à receita, lembrei-me deste divertido vídeo da Katie Quinn de uns gelados de abacate e cacau, que prometem ser de bradar aos céus (são!!). A Katie roubou a receita à Beth do Tastie Yummies, um blog com receitas geniais!

Eu peguei nas duas, nas recomendações das duas e fiz a minha própria versão de gelado, cremoso e delicioso de abacate e cacau.

Gelado de abacate e cacau (desde os 12 meses)
[para 6-8 porções, dependente do tamanho das formas]



2 abacates "no ponto"
1/2 chávena (45gr) de cacau puro 
5 colheres de sopa (125gr) de geleia de arroz (ou geleia de milho, ou pasta de tâmaras, ou outro doce a gosto)
1 chávena (260gr) de leite vegetal (usei de aveia, mas podem usar de côco, soja, arroz)
1 pitada de sal (opcional, ou de preferência flor de sal, ou sal marinho integral)


Com Robot de Cozinha

Descascar os abacates, colocar a polpa juntamente com os restantes ingredientes no copo do robot e triturar 20seg./vel7. Distribuir o creme por formas de gelado e levar ao congelador por pelo menos 12h.


Sem Robot de Cozinha

Descascar os abacates, colocar a polpa juntamente com os restantes ingredientes num copo de liquidificadora, ou num copo em que se possa usar a varinha-mágica. Triturar por alguns segundos até ficar com uma mistura sedosa. Distribuir o creme por formas de gelado e levar ao congelador por pelo menos 12h.



Alguns apontamentos a ter em consideração. O ponto do abacate é importante, pois altera substancialmente o sabor do creme. Se não gostarem mesmo nada de abacate, não recomendo esta receita, pois mesmo com a mistura de ingredientes, sabe ligeiramente a abacate. Cá em casa não é um problema, porque toda a gente gosta. 

A quantidade de "doce" vai depender do tipo de doce e ingredientes que usarem. Podem combinar vários tipo de doce, por exemplo, parte de pasta de tâmaras, outra parte de geleia de arroz, ou geleia de agave, por exemplo. A geleia de milho é mais doce que a geleia de arroz, e por isso será precisa menor quantidade. Também, o tipo de leite fará diferença. Um leite de côco pode ser mais doce, que um leite de aveia ou arroz, e por isso a mistura precisa de menos "adoçante". O melhor será sempre começar com umas 3 colheres de doce e ir provando e acrescentando a gosto. 

Por fim, o creme fica tipo mousse e pode-se comer na hora, ou ligeiramente refrigerado no frigorífico. É delicioso e super cremoso e leve. Também podem acrescentar o que quiserem: raspas de côco, por exemplo, ou café, ou licores a gosto dos adultos (aqui, a receita passa para maiores de 18 anos!)



Para quem quiser forminhas assim, estas são do IKEA (acho que há em azul também). 

Dei a provar a mousse à T. que apesar de reticente no início, ficou a chorar por mais no final, literalmente!



A L. provou com os gelados já congelados e adorou à primeira lambidela. Ainda levei com um "são os melhores gelados do mundo!!" (coração de mãe enche com facilidade).






Eu comi um... e tenho de ir comprar um cadeado (ou aloquete, como se diz aqui na invicta), para trancar o congelador. São simplesmente deliciosos!

9 comentários:

  1. Também vou experimentar cá em casa! Quer dizer... vamos :) mãe e filho.. gosto muito de abacates, madurinhos...mas não sei escolher... algum conselho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dei umas dicas num post anterior. Deve-se pressionar ligeiramente o abacate e deve ficar a marca do dedo. Se não ceder está muito verde, se parecer demasiado mole ao pressionar já passou do ponto. Depois, para confirmar, pode-se também tirar o "pícaro" (não sei que outro nome tem) e o buraco que fica deve ter um tom amarelo. Se for esverdeado está muito verde, se for completamente castanho, já passou do ponto. Quando passam do ponto, o sabor não é tão agradável, na minha opinião, tanto ao natural, como em molhos e cremes.

      Eliminar
    2. Mas porque tira o pezinho do abacate?já pensou que se não tiver no ponto para a senhora levar ,vai lá deixar o abacate que entretanto vai apanhar ar e quem levar a seguir leva o abacate literalmente podre para casa!!!!??? O mesmo acontece com o apertar... Para escolher pegue o abacate com delicadeza e abane perto do seu ouvido se ouvir o barulho do caroço ,está perfeito ou pode fazer uma ligeira no pezinho do abacate se ceder está perfeito.

      Eliminar
    3. E quem disse que eu faço esta verificação no supermercado e deixo a fruta amassada e podre para outras pessoas comprarem? :) Por norma compro a olho e vou fazendo esta verificação em casa. :)

      Eliminar
  2. opa.. tem tão bom aspeto.. mas eu não gosto NADA de abacate... :((((((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele sabe um niquinho a abacate... só se carregar no cacau e a geleia, talvez o sabor se dissipe mais.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.