Receitas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Bolachas de manteiga de amêndoa | Almond butter cookies


Adoramos fazer bolachas e adoramos fazer nesta época festiva. Sabe bem receber um pacotinho de bolachas caseiras, carregadas de muito carinho e amor <3

Eu tenho uma receita de bolachas de manteiga tradicionais, que eu adoro fazer e que são ótimas para carimbar. Uso-as para todas as ocasiões, são muito versáteis e já deixei aqui a receita num post mais antigoMas, como não sou pessoa de um amor só (pelo menos no que toca à cozinha), procurei mais receitas alternativas de bolachas. 

Desde que descobri a manteiga de amendoim homemade, que pensei em fazer bolachas com esta base. A querida Vânia do Made by Choices sugeriu-me uma receita super simples, tal como eu gosto. Contudo, há uns dias atrás, num workshop no Instituto Macrobiótico de Portugal, a talentosa Alpa Dhamecha conheci uma combinação perfeita: amêndoa, coco e aveia. Peguei nas proporções da receita de bolachas de manteiga de amendoim, com estes ingredientes, ajustei algumas quantidades e substituições, andei uma semana a comer bolachas a todas as refeições e... assim nasceu esta receita.


Bolachas de manteiga de amêndoa (desde os 12 meses)
(para 30-40 bolachas)

Para a manteiga de amêndoa (faz 200gr):
250gr de amêndoa crua (com ou sem pele)

Para as bolachas:
200gr de manteiga de amêndoa
75gr de açúcar mascavado, ou outro adoçante a gosto (o açúcar mascavado ajuda a deixar as bolachas mais crocantes)
50 gr de coco ralado
150gr de farinha de aveia
6-8 colheres de bebida de amêndoa, ou outra bebida vegetal a gosto (a medida vai depender da cremosidade da manteiga de amêndoa, convém ir juntando e testando a consistência).


Manteiga de amêndoa

Começar por tostar as amêndoas no forno, ou no fogão, mexendo ocasionalmente para não queimar.
Colocar as amêndoas num processador ou robot de cozinha e triturar até a amêndoa começar a soltar o seu óleo e se tornar numa pasta cremosa.

(mais sobre como fazer manteiga/pasta de frutos secos aqui)


Bolachas

Pré-aquecer o forno a 160º.
Numa taça colocar a manteiga de amêndoa, o açúcar, o coco e a farinha. 
Misturar com as mãos unindo todos os ingredientes, até obter uma mistura areada.
Juntar a bebida de amêndoa colher a colher e testar a consistência da massa. Deve unir facilmente, sem ficar pegajosa. 
Esticar a massa com um rolo, entre duas folhas de papel vegetal (ajuda a não colar à superfície sem ter que colocar farinha extra). Cortar a massa em formas a gosto e colocar num tabuleiro de ir ao forno e cozer por 10 minutos.







Estas bolachas são absolutamente deliciosas! Arrisco-me a dizer que as tradicionais de manteiga forma definitivamente "derrotadas". 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.