terça-feira, 14 de abril de 2015

Bolachas [desde os 6 meses]



Finalmente, bolachas Na Cadeira da Papa! Festa, festa, festa... menos. 

Coisas sérias, ao final da terceira receita/tentativa, tenho bolachas decentes para vos mostrar. 

A minha primeira tentativa foi com uma receita muito popular pelos grupos das redes sociais, que consistem em fruta e cereais, mais comum a mistura banana e flocos de aveia. São boas, mas para mim não são bolachas, são assim qualquer-coisa-que-não-sei-identificar-nem-arranjar-nome-decente. Ficam moles, não se consegue dar uma dentada e ouvir o estalo tão característico das bolachas.

Numa segunda receita... vamos passar esta à frente que foi um falhanço em grande. Ninguém, ninguém mesmo conseguiu comer aquelas bolachas que também não eram bolachas... não vamos falar mais deste episódio ruim da minha cozinha, sim?

Por fim, já rendida ao facto que não conseguiria fazer bolachas decentes que não fossem carregadas de açúcar e manteiga, troquei meia dúzia de mensagens com a Patrícia do Patrícia is cooking e recriei uma das suas receitas, para suprimir esta falta que tinha, de bolachas babyfriendly para a T. 

A Patrícia tem uma receita de Bolachas tipo Maria Vegan que me chamaram a atenção: não tinham açúcar, nem ovos, nem manteiga, nem leite... tal e qual como eu gosto! Fiz uns pequenos ajustes com a ajuda da Patrícia e meti mãos à obra.

Bolachas [desde os 6 meses]
(para 30-40 bolachas)



175gr de farinha
125gr de tâmaras demolhadas (entre 16-18 tâmaras)
150gr de farinha integral
125gr de azeite
45gr de natas vegetais (não costumo ter natas vegetais em casa, por sugestão da Patrícia misturei 45gr de leite vegetal com uma colher de sopa de farinha)
100gr/ml de leite vegetal (usei de côco, mas as bolachas não ficam a saber a côco)



Com Robot de Cozinha

Pulverizar as tâmaras com a farinha 30seg/vel9. Juntar a farinha integral, o azeite e as natas vegetais, e misturar 20seg/vel6. Programar 2min/vel.espiga e ir juntando o leite pelo bocal da tampa.
Retirar a massa, formar uma bola e deixar repousar um minutos, até a massa não subir quando pressionar com o dedo.

Pré-aquecer o forno nos 180º. Esticar a massa finamente com o rolo da massa e cortar as bolachas. Levar aos forno por 10-15 minutos. 


Sem Robot de Cozinha

Picar as tâmaras com uma parte da farinha, numa picadora ou processador de cozinha. Numa taça juntar as tâmaras com farinha, a restante farinha e a farinha integral. Adicionar o azeite e as natas vegetais aos poucos, esfarelando com os dedos a mistura. Juntar o leite vegetal e amassar.
Formar uma bola com a massa e deixar repousar um minutos, até a massa não subir quando pressionar com o dedo.

Pré-aquecer o forno nos 180º. Esticar a massa finamente com o rolo da massa e cortar as bolachas. Levar aos forno por 10-15 minutos. 



Não façam como eu, que estendeu a massa em cima do balcão, façam como a Patrícia explica no blog, colocando a massa entre duas folhas de papel vegetal para esticar. Vai ajudar a que a massa não deforme como a minha. Quanto mais fininha for a massa, mais estaladiças as bolachas.



Como veem, nenhuma das minhas bolachas é redonda (que deu para uma boa risota em conversa com a Patrícia), porque por algum motivo a massa encolheu e deformou depois de cortada (acho que foi por causa do papel vegetal mesmo).

Independentemente disso, estão deliciosas, e já tive que esconder o frasco, pois estavam a desaparecer!!!





São um ótimo snack! Para um lanchinho de meio da manhã, ou da tarde, ou para trazer na mala para uma emergência. Mas como em tudo o que recomendo aqui no cantinho: sem excessos e balanceado numa dieta cuidada e variada, rica em frutas, legumes e cereais. 

Se bem se lembram, a Patrícia já nos sugeriu um jantar sem carne para uma segunda-feira, que foi um êxito cá em casa. Com estes dois sucessos, só se podem esperar coisas boas a sair da sua cozinha. 

26 comentários:

  1. Adorooo! Eu experimentei as pseudo bolachas com banana e aveia, mas aquilo mais pareciam panquecas! A ver cm me saio.com estas... obrigado :)

    Ana Graça

    ResponderEliminar
  2. Ana, já pensou em vender para fora? Eu comprava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu não sou Ana :) Não é a primeira pessoa que me dá essa ideia. Quem sabe um dia. :)

      Eliminar
  3. será que o leite vegetal pode ser substituido plo leite materno??

    ResponderEliminar
  4. Finalmente a receita que eu procurava! E sem ter que perder tempo (que não tenho!!!) a pesquisar! Aliás, já há bastante tempo que queria fazer bolachas deste tipo mas a falta de tempo para correr os blogs, grupos de receitas, etc não me tinha permitido!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!

    Posso substituir as Tâmaras por passas de uva???

    ResponderEliminar
  6. A farinha pode ser de arroz ou centeio? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca usei nenhuma das duas. Sei que a de centeio é um pouco "amarga", por isso, se calhar recomendo uma mistura de farinhas, para não ter que adoçar mais. Mas acho que é perfeitamente palusivel usar uma das duas, ou mesmo as duas misturadas :)

      Eliminar
  7. Olá, experimentei hoje uma versão desta receita. As farinhas foram de aveia e arroz, a fruta alperces e o óleo de milho. O pai aprovou agora falta o filhote ;-)
    Obrigada pelas ótimas sugestões do blog!

    ResponderEliminar
  8. Olá. A massa antes de ir ao forno deverá ter um aspecto seco ou "lubrificado" ? :)
    Obrigada pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sei se percebi bem a pergunta. Mas fica uma massa consistente, que dá para estender, mas com uma certa humidade.

      Eliminar
  9. Boa noite, já fiz esta receita duas vezes, acabei agora a segunda fornada mas acho que qualquer coisa não estou a fazer bem. Da primeira vez achei que ficou uma massa tão gordurosa que tive que acrescentar farinha e da segunda acabei por ter que diminuir à quantidade de azeite. Ficam um pouco "borracha". A quantidade de azeite é mesmo 125gr ou seja, 125ml?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu peso os ingredientes, pois faço no robot de cozinha, portanto, são mesmo 125gr de azeite. Mas se sente que ficam gordurosas, pode tirar ao azeite, sem problema. A questão de ficarem "borracha" tem a ver com a espessura com que ficam. Nas minhas experiências, quando estendo a massa bem fina, elas ficam mais crocantes, se for um pouco mais grosso, ficam com essa consistência borracha.

      Eliminar
    2. Também achei demasiado gordurosas, mesmo colocando apenas 100gr de azeite. Só ficam crocantes as de espessura tipo hóstia. Mas sabem igualmente a gordura.

      Eliminar
  10. Dá para juntar a iogurte LA ou papa de fruta ou ficam muito chocantes? Obrigada e parabéns pelo blog cheio de boas ideias
    Ana Simoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, penso que não percebi a pergunta. Quer saber se dá para juntar as bolachas esmagadas a iogurte ou papa de fruta? Pode juntar, mas elas não são bem iguais às bolachas de compra.

      Eliminar
  11. Bom dia, não sou muito assídua aqui no blog, também nunca comentei.Entretanto, ontem lendo aqui as receitas, me deparei com as bolachas que eu procurava.Não queria aquelas de frutas com farinha.
    Então fiz uma adaptação dessa receita porque não tinha todos os ingredientes em casa.
    Subistiui as tâmaras por passas, o leite vegetal pelo leite que minha filha toma (Nan) e não coloquei as natas ou substituto.
    Fiz bem fininhas, ficaram uma delícia.
    Só não coloquei o leite e azeite todo, deu o ponto antes de colocar tudo.
    Pena que não tem como postar a foto aqui .
    Obrigada por partilhar sua receita.

    ResponderEliminar
  12. Olá Leonor, muitos parabéns pelo blog, tem sido muito útil tanto para a mais pequena como para os adultos :) Gostava de fazer as bolachas com leite materno, mas fiquei na dúvida, uma vez que este leite não se deve cozinhar certo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Na minha opinião não deve usar o leite materno, pois todos os seus benefícios se perderão na cozedura das bolachas.

      Eliminar
  13. Há imenso tempo que procurava receitas diferentes para a minha M...finalmente encontrei! Muito obrigada pelo blog, já fazia as papas em casa e são realmente uma delicia...recusava-me a dar a bolacha Maria com a quantidade de açucar que contém por isso hoje é dia de fazer bolachas...

    Obrigada e continue o excelente trabalho

    SM

    ResponderEliminar
  14. Bom dia

    Acha que posso usar farinha de côco?
    Vou experimentar hoje :)

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Acha que posso usar farinha de côco?
    Vou experimentar hoje :)
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como resultará, é uma questão de experimentar.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.