quarta-feira, 1 de abril de 2015

Papa de arroz, milho e maçã (sem glúten) [desde os 6 meses]


Já não é a primeira vez que faço papa sem glúten para a T., por nenhum motivo em especial, simplesmente gosto de variar ingredientes e sabores. Esta papa em especial foi a primeira vez que fiz, e a dona daquelas mãozinhas gordinhas chamou-lhe um figo! (não chamou grande coisa, que limitou-se a ficar muito caladinha e de boca bem aberta)

Fiz na minha fiel ajudante liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica, e em bem verdade, não sei como se fará sem ela. Como usei arroz integral, optei por pulverizar no robot de cozinha, para facilitar a cozedura. Sem esta ajuda, ocorrem-me agora 4 hipóteses de solução:

1. picar na picadora ou processador de cozinha antes de cozer;
2. demolhar o arroz algumas horas, para que a sua cozedura seja acelerada;
3. deixar o arroz cozer o tempo que efectivamente precisa, à volta de 45-60 minutos (verdade, é uma vida de espera);
4. usar arroz normal, ou semi-integral.

Posta a advertência, segue-se a receita.

Papa de arroz, milho e maçã (sem glúten) [desde os 6 meses]
(para uma dose de 250ml aproximadamente)


1 colher de sopa de arroz integral (15gr)
1 colher de sopa bem cheia de sêmola de milho (10gr)
1 maçã média (aproximadamente 100gr)
120ml de água (100gr)


Sem robot de cozinha

Desfazer o arroz integral em pó na picadora ou processador de cozinha. Num tacho juntar o arroz integral, a sêmola de milho, a maçã aos pedaços e a água. Deixar levantar fervura, e baixar para lume brando, deixando cozer por 20 minutos com o tacho tapado. Para bebés ainda muito pequeninos triturar com a varinha-mágica, para bebés mais crescidos é só servir.

Com robot de cozinha

Pulverizar o arroz integral 10seg./vel.9. Juntar a sêmola de milho, a maçã aos pedaços e a água. Programar 20min./100º/vel.colherPara bebés ainda muito pequeninos triturar 30seg./vel.3,5,7, para bebés mais crescidos é só servir.



Pode-se utilizar leite materno ou leite de fórmula do bebé na confecção da papa. Neste caso deve-se reduzir um pouco na água (para 60-80ml), para ficar uma papa grossa, e ajustar a textura com a quantidade de leite que desejar.



Fui esperta o suficiente, para provar uma colher antes de apresentar esta pequena delícia à T. Se ela não gostasse (que era impossível), eu tinha lanche garantido. Escusado será dizer que tive de comer um pão com manteiga 3 minutos depois. Isso mesmo, a pequena Matt Preston devorou a papa em 3 minutos. Um record!! É mesmo, mesmo boa, estou capaz de acreditar, que conquista qualquer pisco aí em casa. 

34 comentários:

  1. Olá! Vou experimentar para ver se o Di aprova :) tenho uma questão: vi que também há farinha de milho e que dá para fazer papas, porque escolhe sêmola em vez da farinha? Bj*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Depois diga-me se o pequeno aprovou :) Quando andei em pesquisas sobre papas de milho (as salgadas), muitas das receitas que vi usavam sêmola. Por isso, resolvi comprar para experimentar. Tem a vantagem de ser uma "moagem" mais grossa do grão de milho, e por isso não tem a tendência a ganhar grumos como a farinha. Julgo que poderá usar farinha de milho, sem qualquer problema, tendo em atenção se é ou não é refinada, pois as refinadas não têm o grão na sua totalidade, perdendo grande parte dos nutrientes. :)

      Eliminar
  2. Obrigada pelo esclarecimento! A papa está a ser cozinhada e aguarda-se que o principe acorde para provar :)

    ResponderEliminar
  3. Super aprovado! Confesso que estava com receio de fazer papas caseiras, mas correu bem. Prato rapado como sempre (e ele costuma comer menos quantidade de papa). Não fiz com arroz integral porque tive receio de ser muitas coisas novas para primeira vez. E fiz com pêra, em vez de maçã, acrescentei 20g de água e + 5 min porque a sêmola de milho não parecia bem cozinhada. Também provei antes e estava óptimo. Obrigada pela receita. Tenho que experimentar uma com glúten. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!! :D Fico a aguardar por mais experiências bem sucedidas.

      Eliminar
  4. Olá! Eu fiz hoje esta papa e também foi aprovada! Mas fiz com a maçã crua. A receita da papa de aveia com manga tb já fiz, foi sucesso, e também com a manga crua. Prefiro dar a fruta crua :) obrigada pelas excelentes ideias!!!

    ResponderEliminar
  5. Desculpe a ignorância, mas quando diz que pulveriza no robot, quer dizer que mói com um pouco de água? Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pulverizar é uma função muito conhecida pelas mamãs-robóticas. Basicamente é desfazer o quer que seja em pó no robot de cozinha: açúcar em açúcar em pó, chocolate de barra em chocolate (quase) em pó, cereais em farinha. E é isso que faço, desfaço o arroz integral seco, em farinha, para cozer mais rapidamente.

      Eliminar
  6. Estou a adorar as receitas da papa, infelizmente fiz esta ontem para ela comer hoje, e quando fui buscar ao frigorífico achei que estava muito empada, ja ontem estava um pouco, será da sêmola?e se acrescentar mais agua.
    Como estou a trabalhar tenho que fazer sempre no dia anterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal. A sêmola e farinha de milho são conhecidas nas polentas, que comidas na hora são cremosas, mas guardadas pode-se cortar às fatias e grelhar, por exemplo. Com o milho acho que é melhor não guardar. Tem outros cereais, recomendo flocos de cevada, flocos de trigo ou flocos de aveia. Pode combinar os cereais que quiser como quiser :)

      Eliminar
  7. Boa tarde,
    seguindo um pouco a sua receita fiz papa para a minha Alice, só não pus o arroz por causa dos intestinos dela (é muito presa)..
    pus 120ml de água + 1 +1/2 de sémola de milho + 1 maçã reineta.. e correu super mal ! ela só chorou comeu umas 4 ou 5 colheres com muito esforço. Depois adicionei banana e também não foi (vou esperar que ela acorde para experimentar novamente aquela papa porque aquilo também estava ali birra de sono). Só tinha experimentado ainda 1 caixa da primeira papa da Blédina.. mas eu queria caseiras então tentei .. fiquei triste com o resultado :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela já comia maçã reineta antes?

      Eliminar
    2. não foi a primeira vez.. agora comeu mais umas colheres e comeu bem.. mas fartou-se rápido

      Eliminar
    3. A maçã reineta é muito ácida, na minha opinião. Pessoalmente não gosto, nem usaria como opção para adoçar papas. Experimente um tipo de maçã mais docinha :)

      Eliminar
    4. Está bem, então amanhã farei com maçã vermelha. Vamos ver como corre..
      obrigada :)

      Eliminar
    5. Espero que corra melhor :) depois venha partilhar!

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Olá, sim com a maçã vermelha correu melhor.
    hoje vou fazer com farinha de arroz, semola de milho e maçã..

    ResponderEliminar
  10. Olá ;) a minha pequena tem 5 meses e meio, e vou dar papa pela 1a vez..gostei muito desta receita mas tenho receio de dar tudo ao mesmo tempo. Como não conheço o sabor, aconselha.me a começar pelo arroz ou pela semola de milho? Qual mais doce? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. O arroz tem um sabor mais neutro, a sêmola de milho é naturalmente mais adocicada.

      Eliminar
  11. Olá. Tire-me uma dúvida, quando diz que se pode juntar o leite à papa e fazê-lo normalmente com a medida de água ou juntar só o pó?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode fazer das duas maneiras (já fiz das duas maneiras). Se juntar o leite em pó com a água, convém que coloque menos água na cozedura das papas. Se colocar só o pó, pode juntar a água na totalidade que indico. Em qualquer um dos casos, deve esperar que a papa esteja a 40º de temperatura, tal como a instrução dos leites indicam. :)

      Eliminar
  12. Muito obrigada! Sempre atenta a todos os pormenores ;-)

    ResponderEliminar
  13. O leite materno junta-se no final, depois da papa pronta? Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Essa papa e cozida ou só a água que é fervida? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como explico na receita, coze durante 20 minutos :)

      Eliminar
  15. Existem flocos de arroz, da Seara Bio. Será que também resultam bem? (Isto para quem não tem como pulverizar o arroz integral)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei hoje para experimentar :) certamente que resultará.

      Eliminar
  16. Boa tarde ;) vou começar a fazer as papinhas caseiras para a pequena, e a minha questão tem haver com a creche! Vou ter que fazer no dia anterior muito possivelmente...qual a melhor forma de conservar? Faço na mesma ja com a fruta ou juntam a fruta la na creche quando lha derem?
    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o melhor será conservar apenas o cereal cozido, e depois juntarem a fruta e o leite (se quiser) na hora de comer.

      Eliminar
  17. Olá! Para a primeira papa de um bebé de 6 meses, acha que posso usar já arroz ou flocos de arroz integrais?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.