terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O nosso meatles dinner #36 e Dos grandes e redondos falhanços #04


Desde que experimentei fazer gnocchi há umas semanas atrás, que penso em novas combinações para repetir a receita.

Ontem foi o dia e correu... pessimamente! Agora que já lambi as feridas, estou pronta para vos contar tudo, mas sem receita. Para desiludida aqui, basto eu. 

Pensei em fazer gnocchi com batata doce e farinha de espelta! Ando fascinada com farinha de espelta, uso a farinha de espelta em tudo. Resolvi (péssima ideia) colocar um pouco de quinoa pulverizada, para tornar os meus gnocchi mais especiais e nutritivos. Às vezes ganhava mais se não fosse tão aventureira, mas se não o fosse, que seria deste blog?


Preparei então uma mistura de farinha espelta e quinoa pulverizada, peneiradas, temperadas com noz moscada.



Cozi e esmaguei duas batatas doces e uma normal. Qual o meu espanto quando a batata doce não passava pela rede para desfazer em fios. E agora? Como incorporo ar nos gnocchi? Não incorporo... 

Mas não parei por aqui. Juntei a farinha com a batata e deixei repousar. Quando comecei a moldar, a massa era muito mole e peganhenta, juntei mais farinhas, mas já estava a temer que não seria o suficiente. 



Moldei os gnocchi, na medida do possível. A batata doce deixa mesmo a massa muito mole e peganhenta, mesmo com o extra de farinha.

Mas foi só depois de cozer que a revelação se deu: a quinoa, mesmo pulverizada, não cozeu em tão pouco tempo. Ora, por cada gnocchi que enfiávamos na boca, sentíamos uma granulado da quinoa. Nada agradável. 




Mesmo assim as miudas provaram e torceram-me o nariz, claro. A L. até se saiu com um "os gnocchi hoje não correram nada bem, mãe" (pffffffff). 

4 comentários:

  1. Olá,
    Obrigada pela partilha! Assim já temos dicas do que não fazer neste caso!
    Como te entendo, este fim de semana também decidi inventar e em vez de fazer a receita habitual de hamburgueres de lentilhas, pus-me a inventar. Ficaram horríveis, intragáveis. Detesto isto mas tive mesmo de deitar fora. O que valeu foi não ter usado toda a quantidade de lentilhas que tinha cozido, e acabámos a jantar lentilhas com arroz (um básico sempre bom!)!
    Filipa

    ResponderEliminar
  2. Se fosses só tu a inventar e a correr mal, estávamos nós bem :P às vezes faço cada mistela mais horrorosa :P O pior é que depois vai para o lixo :P

    Pus no meu blog uma receita retirada daqui, mas está devidamente identificada :D

    ResponderEliminar
  3. Olá! O problema não é de todo da batata doce! As vezes q já fiz gnoscci foi com batata doce, nunca usei batata normal e saíram lindamente. Usei farinha de arroz e polvilho doce pq o meu filho não pode comer trigo. A massa ficou boa, muito moldável e nada peganhenta. Talvez tenha sido a quinoa ou o sarraceno q sabotaram o jantar!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema foi da quinoa, eu explico no post :) O que os tornava desagradáveis não era a batata, mas sim os grãos de quinoa que não cozeram. Não usei farinha de trigo sarraceno.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.