MAS! Porque razão iria fazer gelatina de fruta fresca, se podia dar a fruta fresca propriamente dita? Não fazia sentido para mim transformar em gelatina. Comecei a pesquisar sobre o assunto, e descobri que a agar-agar era uma fonte rica de vitamina E, vitamina K, zinco, cobre, cálcio, ferro, magnésio, potássio e manganês. Tanta coisa boa... Hoje tive uma epifania! E se juntasse o agar-agar a um "sumo" ou um "chá"?
Foi então que pus mãos à obra.
Gelatina de Manga [desde os 9 meses]
(para 6 doses, aproximadamente 750ml)
(amanhã coloco a foto catita dos ingrediente, prometo!)
1 manga madura
500ml de água
2 colheres de chá de agar-agar
Sem robot de cozinha
Começar por lavar muito bem a manga (irá usar-se a casca). Descascar e descaroçar a manga, reservando a polpa, e colocando o caroço e a casca num tacho. Juntar a água, deixar ferver por 10 minutos. Coar a água, juntar o agar-agar e levar ao lume por mais 5 minutos para dissolver os flocos. Enquanto isso, colocar a polpa da manga aos cubinhos numa taça, regar a manga com o preparado de água e agar-agar e levar ao frigorífico. Ao fim de uns minutos terá solidificado por completo.
Com robot de cozinha
Começar por lavar muito bem a manga (irá usar-se a casca). Descascar e descaroçar a manga, reservando a polpa, e colocando o caroço e a casca no cesto do robot de cozinha. Colocar a água no copo, e programar 12min/100º/vel.5. Extrair o cesto, juntar o agar-agar, mexer um pouco com a espátula e programar 5min/100º/vel.1. Enquanto isso, colocar a polpa da manga aos cubinhos numa taça, regar a manga com o preparado de água e agar-agar e levar ao frigorífico. Ao fim de uns minutos terá solidificado por completo.
A agar-agar gelifica em minutos! Verdade. Acho que posso ter exagerado na quantidade de agar-agar, mas é difícil conseguir pesar 2,5 grs. Basicamente pesei 5 grs e meti metade. Numa próxima experimento só metade da quantidade que coloquei desta vez. A gelatina não tem a textura a que estamos habituados, é mais densa e pesada. Também não é tão doce, mas é o que se pretende. Pode-se optar por triturar a manga e misturar na água com agar-agar, para uma gelatina mais homogénea e um sabor mais uniforme.
Cá por casa a L. comeu uma colher e disse que não queria mais. Humpf...
A T. comeu a taça dela, e depois grunhiu para a taça da irmã, e comeu-a, também...
O pai não aprovou, eu lambi a taça dele e contive-me para não ir à segunda (não sou tão gulosa como a T.).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.