quarta-feira, 4 de março de 2015

Arroz de coelho [desde os 7 meses] - Do frigorífico para a cadeira da papa


Têm-me perguntado muito o que é o "caldo", o que faço com o caldo, como trato os legumes que cozo com a carne ou peixe. Resolvi escrever este post em que vou tentar explicar tudo muito direitinho, pois acredito que quem nunca cozinhou desta forma para os pequenotes, pode parecer mais complicado do que realmente é. Afinal, estou aqui para vos facilitar a vida. 

Vamos por passos. Como já expliquei no famoso post sobre as mães robóticas, cozinho de uma só vez o caldo do almoço e o puré de legumes do jantar. Quem não tem robot de cozinha, pode fazer em duas panelas. Acredito que se optimiza muito o tempo, pois está-se a arranjar legumes apenas uma só vez, mesmo que seja a dobrar.



O que é ao certo o "caldo"? Ora, eu chamo caldo a uma água de cozedura, que neste caso, tem pedaços de legumes e de carne ou peixe lá dentro. Uso este caldo para posteriormente cozer arroz, ou massa, ou pão (para açorda), ou farinha-de-mandioca (para a farinha-de-pau), ou sêmola de milho, ou, ou, ou. Há tantas, tantas alternativas! Um mesmo caldo, pode dar vários pratos diferentes, só mudando um ingrediente, como já mostrei aqui. Pronto, eu coloco aqui as fotos para não andarem a saltitar entre páginas.





Isso mesmo! O mesmo caldo, 3 pratos diferentes. Então, como fica o caldo saído do tacho ou do robot de cozinha?

Assim:

Um copo, com líquido, legumes aos pedaços e carne, ou peixe. Faço caldo para 3 dias, como explico nas minhas receitas de caldos, e guardo estes copos no frigorífico, durante esse tempo. Algo que me fui habituando a fazer, é colocar um pouco mais de água na cozedura, e ter um copo extra só de líquido, para juntar aos outros se necessário.

Vou usar como exemplo, o caldo que preparei ontem com coelho.



Ontem, depois dos legumes cozidos, dividi-os pelos copinhos juntamente com o caldo e a carne e guardei no frigorífico.



Hoje, tirei um copo e despejei o conteúdo num tachinho. A dose é tão pequenina, que nem uso a liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica (digam lá, já tinham saudades deste nome).



Deixei ferver e juntei o cereal. Hoje, foi dia do arroz.



Tapei o tachinho e deixei cozer por 20 minutos (no caso do arroz).



 Desfiei o coelho, juntei o azeite e envolvi.



Se o bebé ainda for muito pequenino, convém desfazer uma bocadinho os legumes e o arroz. Mas se já tiver a prática da mastigação apurada, vai adorar a sua comidinha com mais texturas (como a T.).

Como sou muiiiiiito amiga, e gosto muiiiiiiiito de vocês (vocês merecem que são do melhor), e também como há muito tempo que não coloco uma receitinha, cá vai na integra, este arroz de coelho.


Arroz de coelho [desde os 7 meses]
(para 3-4 doses)


1 curgete
1/2 alho-francês médio
1 dente de alho
1 chávena de abóbora aos cubos
1 chávena de agrião
80-90gr de coelho (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)

1-2 colheres de sopa de arroz
1 colher de chá de azeite virgem-extra


Cozer os legumes e o coelho aos pedaços por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. No final da cozedura dividir o caldo por doses.

Numa dose juntar o arroz e deixar cozer em lume brando, com o tacho tapado, por 20 minutos. Desfiar o coelho, juntar o azeite e envolver. 


Servir ao bebé faminto mais perto de si.

13 comentários:

  1. Ola! Que cereais posso juntar ao caldo? E que quantidades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode juntar: arroz, massinhas, pão (para açorda), farinha de mandioca (para farinha de pau), sêmola de milho (para papas de milho), couscouz, bulgur, millet, ou até mesmo batata (que não é um cereal, mas é um hidrato). Pode juntar tudo o que quiser!! :) Quantidades. Quando a minha bebé só comia este pratinho ao almoço (sem sopa) colocava 2 colheres de sopa rasa em cru de acompanhamento, mas no início, aos 7 meses, colocava uma colher, a uma colher e meia. Agora que faz sopa mais prato, coloco uma colher e meia.

      Eliminar
  2. Olá! Não tem a versão bimby do caldo?

    ResponderEliminar
  3. Olá! Não tem a versão bimby do caldo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O processo é exactamente o mesmo, colocar os legumes aos pedaços cobrir com água e programar 20-25 minutos, na temperatura 100º, caso esteja a fazer só o caldo no copo, ou temperatura varoma, caso queira cozer legumes para a sopa na varoma também.

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta. Já fiz na bimby. Programei velocidade colher inversa para os legumes não ficarem em papa. Correu bem!

      Eliminar
  4. Olá, gostaria de saber como faço na máquina de cozer a vapor. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá, gostaria de saber como faço na máquina de cozer a vapor. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não estou familiarizada com essas máquinas, não lhe sei responder :/

      Eliminar
  6. Gostaria de saber como faz o caldo para três dias, a proteína que dá nesses três dias é sempre a mesma, ou seja, da 3 dias seguidos carne ou peixe? Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. E tem a preocupação de distribuir igualmente a proteína nas 3 porções ou faz a divisão de forma aleatória? Obrigada

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.