terça-feira, 17 de março de 2015

O meu filho não come bem!


Se perguntarem a uma mãe o que mais desejam para os filhos, para além que tenham saúde e sejam felizes, a grande maioria responderá "quero que coma bem". Eu sei, porque era essa mãe. A saúde e felicidade das minhas filhas é o mais importante, mas existe esta ideia antiga, que se um bebé ou criança comer bem, será mais saudável e feliz. Acabam por ser ideias indissociáveis, e, que por mais relaxadas, ou não, que sejam as mães, vai sempre gerar alguma preocupação. 

Leio e oiço com frequência desabafos de mães, que dizem que os filhos não comem bem. Mas o que será isto de não comer bem? Há pessoas que dizem que a L. não come bem... em bem dizer, a L. não come muito, come o suficiente, e come bem no sentido em que faz boas escolhas alimentares. E como sabemos se come o suficiente? Usamos o olhómetro: está feliz, bem disposto, é activo, dorme bem. São as coisas que procuro nas minhas filhas, e que me garantem que estão bem. 

O que eu entendo por "comer bem" dava para escrever uns dois ou três posts, mas hoje quero só deixar algumas ideias para reflexão, que espero que possam ajudar algumas mães em "desespero" por o filho não comer bem.

1. A primeira ideia que temos de ter bem presente, antes de mais, é que no primeiro ano de vida eles são lactentes e a comida é alimentação complementar. Com isto quer se dizer, que o leite é o alimento primordial, e que tudo o resto são ferramentas para construir uma boa relação entre o bebé e a alimentação futura. Claro que uma sopa alimenta, um naco de pão ou um pedaço de fruta, mas não faz mal esperar que assim não o seja. Muitos bebés mostram relutância a outros alimentos para além do leite. Uma situação que pode durar bem além do primeiro ano de vida, mas não faz mal! Têm o leite e gradualmente vão se interessar pelos diferentes alimentos. Por isso, não faz sentido forçar e obrigar um bebé a comer.

2. O tacto é um sentido muito usado pelos bebés. Gostam de tocar, apertar, sentir, é uma das formas com que conhecem o mundo. Como vamos esperar que aceitem uma coisa que lhes estamos a dar, sem a sentirem primeiro? Nesta perspectiva o Baby Led Weaning é um bom método de exploração de alimentos. Eles podem mexer, esmagar, esfregar, e quem sabe, levar à boca, lamber, morder, trincar. É um processo, mas acreditem, nada os entusiasma mais que serem eles a controlar e decidir, quando vão dar uma dentada naquele pauzinho de cenoura.

3. Acredito que para muitas mães, a ideia acima não seja a mais atractiva. Quem é que quer uma máscara capilar de brócolos? Ou um tratamento de limpeza para o chão de cenoura? Acredito que numa forma diária, o Baby Led Weaning pode ser bastante cansativo... para a mãe, que tem de limpar cadeira, chão e envolvente (aqui calham paredes às vezes) e o bebé. Mas há outras formas de entusiasmar o pequeno pisco, oferecendo sopas de diferentes texturas e sabores, e até as açordas e papinhas. Sobretudo a açorda, farinha-de-pau e papas de milho, podem ser bem trituradas para os bebés mais "preguiçosos" a engolir, mas as texturas mais densas, podem motivar o bebé a praticar a mastigação. E gradualmente transitar para o arroz, a massa ou outros cereais. Vamos nos por no lugar deles. Se estivéssemos 3 ou 4 meses a comer sopa todos os dias, duas vezes ao dia, iríamos agradecer uma coisinha nova para variar. 

4. Não acredito que distrair um bebé para que coma, seja a solução. E qual a necessidade disso? A meu ver, colocar uma televisão, um brinquedo, ou um palhaço em frente ao bebé enquanto come, não é benéfico em nada. Em primeiro lugar, o bebé não se foca no que é importante: a comida. Não explora visualmente os alimentos, não associa cores e formas a paladares. Tudo isso é importante e basilar numa boa alimentação. Depois pode acontecer uma de duas coisas: ou a criança quer ver a televisão e não aceita alimentos mais sólidos, sob a penalização de perder 3 segundos do desenho animado para mastigar, ou a criança desenvolve a capacidade extraordinária de conseguir comer e ver televisão ao mesmo tempo, ou seja, comer sem controlar porções. Para mim, é importante que o bebé se foque no acto de alimentar, perceba o que está a fazer, para que possa mostrar todo o mundo divertido e fascinante que existe por detrás da comida. 

5. E deixá-los treinarem o uso da colher? Muitos bebés gostam de comer com uma colher na mão (é a nova moda cá em casa da T.). Não considero uma "distracção" no verdadeiro sentido da palavra, porque no fundo estão a construir conhecimento e aptidões para utilizarem aquele instrumento adequadamente. E quem sabe um dia são eles que enfiam a colher na taça, e controladamente levam à boca e comem. 

6. Relaxar e aceitar que por vezes os bebés não querem comer, ou não têm apetite. E quem quer criar pequenos robots que aceitam tudo o que lhe enfiamos na boca? Há que respeitar quando não gostam da comida (vocês gostam de tudo o que comem?), ou que simplesmente não lhes apetece, ou que queiram apenas reivindicar um pouco em relação ao mundo! Há que abraçar a sua individualidade e personalidade, para que se possam expressar livremente nas mais diferentes formas. 

E se não comem muito naquela refeição, encurta-se o intervalo para a seguinte. O que é preciso é muita paciência e persistência. E poucas pressas para que comam tudo! Importante é manter a consistência e segurança em todo o processo. 


17 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog! Estou tentada a começar um dentro do mesmo âmbito, comecei agora a introdução de alimentos para o meu princepezinho e está a ser uma aventura linda. Felizmente tenho muita sorte e ele adora tudo o que lhe dou...excepto maçã...e toda a gente decidiu fazer comentários desagradáveis sobre a criança. Não me tinha apercebido da pressão social a que as mães são sujeitas! No entanto como sou bióloga para mim foi natural o que falou neste post sobre o apetite dos bebés e a verdade é que de repente ele cresceu e floresceu num pico de crescimento. ENfim, estou a adorar o blog e o seu tema. Desejo muita força para continuar que estou a adorar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo carinho.
      A maçã, a maçã, a maçã, a fatídica maçã. Tanto a L. como a T. não alinharam na maçã logo de início. E para mais, a T. vomita quando introduzo uma qualidade nova de maçã, verdade, verdadinha (já comprovei com 4 tipos de maçã). Com a L. andei em grandes malabarismos que aceitasse, hoje, com 3 anos, se lhe perguntarmos que fruta quer, 100% das vezes é maçã. Mas é verdade o que diz. Na alimentação da pequenada toda a gente tem sempre uma opinião, e que fez assim e assado e sempre comeu de tudo e afins. Enfim, é sorrir e a acenar, como já diziam os pinguins! :)

      Eliminar
  2. Pois é a maçã, a minha baby, de 5 meses e meio, também não gosta de maçã, só experimentei dois tipos, a gala e a fugi e nada, nem crua, nem cozida, também é certo que não insisto muito, tem tempo de aprender a gostar. são tantos os sabores novos para saborear... Mas por acaso ontem dei lhe à boca um pedaço inteiro de maçã e ela gostou, chupou o sumo, talvez por ser rijo ajudava nas gengivas (anda na fase dos dentes). Já a papa é outra aventura, também não gosta muito, comprei a 1° papa da Nutriben, ha uns 15 dias e só agora é que vai comendo meia dúzia de colheres, até experimentei com frutas e só entrou na boca 1 colher, depois serrou-a. A minha filhota gosta de sopa (qualquer que faça) já é óptimo, mas come pouquinho, tipo meia concha, às vezes lá vai uma concha, como ainda está a LM não me preocupo muito, também ainda é muito bebé e tem o estômago pequenino. A Pediatra diz para ir insistindo e claro outras pessoas também dão a sua opinião, mas eu tento ir ao ritmo da minha filha e seguir o meu instinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que está com o espírito certo :) o leite materno é o melhor alimento que lhe pode dar!Tudo resto terão tempo de aprender a gostar.

      Eliminar
  3. A minha bebé tem 15 meses e não aceita o "segundo" prato. Tem um problema com as texturas e tudo o que não seja passado provoca o vómito chegando mesmo a vomitar. É um desepero e já não sei mais o que fazer. na escola estou a ser pressionada, pois é a única que não come o segundo prato sem refilar.
    Alguém com conselhos que me possa ajudar?
    Desde já obrigada e adoro o seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Depois dos 12 meses estas situações complicam-se, pois há mais condicionantes a ter em consideração do que o simples "não aceitar". Pode estar a atravessar a anorexia fisiológica do 2º ano de vida. Aí, se tiver comido a sopa, não terá tanto apetite para mais comida, rejeitando. Pode experimentar oferecer o prato principal antes da sopa, nomeadamente ao almoço, para ver se aceita melhor. Experimente colocar a comida à disposição dela, sem pressões, para que possa mexer à vontade, mesmo que não coma, interessa é criar algum tipo de relação com a comida aos pedaços. Quando começou oferecer comida sem ser passada? Ela come algum tipo de comida sem ser em puré? Fruta aos pedaços, pão, bolachas?

      Eliminar
    2. Olá LC! Obrigada pela sus rápida resposta. Comecei a não triturar tanto a sopa por volta dos 8 meses e até houve uma altura em que aceitava bem e comia bem os pedaços maiores em problem, mas depois na escola entretanto começaram a introduzir o segundo prato e aí notei um retrocesso. Ela nunca se interessou por pão ou bolacha maria por ex. mas já percebi que não gosta do doce. Eu ofereço tostas das fininhas e pão ( e até bolo e batatas fritas, confesso) para ver se desperta o interesse, mas brinca com a comida e nada.
      aqui há uns tempos comecei a por arroz numa tacinha com peixe desfiado e ela pega põe alguns grãos na boca e sem provocar o vómito, se for de colher é vómito na certa. entretanto teve uma amigdalite e houve novo retrocesso (aí nem os alimentos passados, de tão inflamada que estava garganta). O que me diexa mais aflita é mesmo por na escola me estarem a pressionar para que insista quando eu sei que o resultado vai ser o vómito e o chão todo vomitado... Já esperei que ela tivesse bastante fome e nada. Come a sopa e com alguma fita porque já vem sugestionada da escola onde a obrigam a comer o segundo.
      Desculpe o testamento ,mas estou mesmo atarantada com isto tudo.
      Obrigada

      Eliminar
    3. Pois, a pressão da escola não ajuda. Eu não acho bem obrigar bebés/crianças a comer, do tipo, forçar mesmo, distrair para que comam, etc. Acho que deve continuar o que estava a fazer: oferecer o prato principal para que ela explore por ela e seja ela a decidir o que come. Pode experimentar dar-lhe uma colher para a mão ou um garfo, para ela ir tentando comer sozinha. Experimente fazer pratos bem coloridos, com legumes aos pedaços, algo que a atraia bem a atenção dela e a cative a comer. Vai ter um chão bem sujinho no final da refeição? Vai. Mas antes sujo de comida, que sujo de vomitado, pelo menos sabe que naquele dia ela tentou e aprendeu alguma coisa :) Com essa idade pode também experimentar leva-la ao supermercado e mostrar os alimentos, e como as prateleiras são bonitas e coloridas com todos aqueles legumes e frutas. Pode também fazer algumas actividades de culinária com ela, surpreendentemente já conseguem ajudar nalgumas tarefas e pode entusiasma-la a comer durante a actividade ou mesmo depois. :)

      Eliminar
    4. Obrigada :) Vou continuar a insistir à minha maneira. O chão sujo não me assusta, põe-se uma toalha impermeável por baixo da cadeira e sempre se suja menos e é mais fácil de limpar :)
      A colher na mão já o faço desde que iniciou as sopas e as vezes a brincar com ela abre a boca mas depois não percebe que é para ir para a boca.
      Vou também oferecer o prato antes da sopa para ver se a coisa corre melhor.
      Muito Obrigada pela sua disponibilidade :)

      Eliminar
    5. De nada! Espero que as coisas corram melhor. Sente-se com ela e coma com ela. Eles fazem muitas coisas por imitação :)

      Eliminar
    6. Isso também faço :) Eu dou na boca dela com a minha mão e ela dá-me a mim por imitação e tem sido divertido. São 3/4 bagos de arroz mais uns bocaditos de peixe/carne que vão assim, mas sempre vai qualquer coisa :)

      Eliminar
    7. Aqui é igual! :) ela também me quer dar comida a mim. Lá tenho de aceitar às vezes um canudos de massa já meios lambuzados <3 Não se preocupe, com o tempo ela chegará lá :) está a fazer tudo bem, não se deixe levar pelas pressões da escola. Os bebés não são autómatos e não fazem tudo ao mesmo tempo. Mas o que interesse é que todos chegam lá :)

      Eliminar
  4. Oi, oi...

    Muito bom ler este post.. De facto, o que dizes no ponto 3 .. o deixar as crianças comerem com as mãos é rática usual aqui em UK, EUA, Canada e Australia ... confesso que me custa horrores (veia latina muito presente) ... e durante o 1º ano de vida do Edu, foi tudo muito fácil, ele comia muito bem, várias vezes por dia..pouca quantidade mas variad ... um encanto de criança.
    Depois dos seus 13 meses, tudo mudou... agora deixo-o coemr com as mãos aquilo que acho que é aceitável), não lhe coloco nada em frente (tv) .. e dou-lhe todo o tempo do mundo para que coma... mas anda "biqueiro" ... só come o que lhe cheira.
    A sociedade portuguesa de veia bem latina sempre nos pressionou muito, a nós mães, para que tenhamos as crianças sempre muito limpinhas, a comer sopa ,as pápas (como eu tenho pavor desse coneito das páspas como o TUDO da alimentação no 1º ano de vida - e não é) .. há muita coisa por explorar, vários estudos a e teorias a sairem de como lidarmos melhor com os mais pequenos .. é preciso apenas deixarmo-nos de amarras sociais e viver o momento de formamais descontraída 8é o que digo a mim própria todo o santo dia).

    Obrigada por este post Leon^r.

    ResponderEliminar
  5. Olá adoro o blogue e o tema de hoje veio mesmo a calhar apesar de já ser mãe de 2ª viajem nunca é igual. O meu bebé tem 14 meses e recusa a sopa já nem falo no 2º prato pois tudo que é solido ele rejeita e para mim é um stress diário... como diz o meu marido eu sofro do "síndrome da fome" ou seja tenho pavor que não estejam alimentados que tenham fome...toma bem o leite e as papas adora pão e tostas mas comida não come:( e agora olha para o prato e quando vê que a cor não é de papa é uma guerra e eu confesso que o obrigava a comer pelo menos metade da sopa... mas depois de ler este seu artigo vou relaxar vou lhe por mais vezes o prato à frente (que despeja sempre na cabeça) O que mais estranho é que ele comia bem a soa e até cheguei a fazer lhe a sua açorda e ele comeu bem mas ouve um clik entretanto e agora só abre a boca para a papa.
    Obrigada mais uma vez e se tiver alguma dica que eu possa tentar e relaxar mais um pouco.

    ResponderEliminar
  6. Olá adoro o blogue e este texto não podia ser mais oportuno sou mãe de 2ª viagem e sempre stressada com a alimentação o meu marido costuma dizer que sofro do "síndrome da fome" acho sempre que tem fome e até conto sempre as horas entre refeições. O meu bebé tem 14 meses e comia a sopa muito bem e de repente parece que enjoou e recusa totalmente a sopa e também não aceita nada de sólidos, Neste momento estou um pouco preocupada pois ele come bem as papas e o leite também aceita muito bem pão e tostas, mas na hora do almoço/jantar espreita para o prato e quando vê que não tem cor de papa rejeita totalmente, confesso que o forçava um pouco a comer pelo menos meio prato ;( por achar que tinha que comer pelo menos a sopa, porque o problema é que se lhe der papa ao almoço e ao jantar ele fica contente da vida, mas eu não!
    Eu ofereço lhe da nossa comida e até lhe ponho o prato, que ele despeja sempre na cabeça, já não sei mais como fazer ou o que fazer o arroz dá lhe vómitos e não queria alimenta lo a papas e leite... alguma sugestão?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar é normal haver uma diminuição de apetite, algo que chamam anorexia do 2º ano de vida. O crescimento abranda e as necessidades são outras. O organismo deles está a ajustar-se à nova linha de crescimento e podem representar dias de alguma confusão, em que comem bem e comem muito, ou rejeitam praticamente tudo. O ideal é não fazer substituições, nem aliciar/premiar com as comidas preferidas, do tipo "se comeres a sopa toda, podes comer um iogurte no fim", coisas do género. É má prática. A comida não deve ser castigo nem recompensa. A minha sugestão passa por continuar a insistir, oferecer o prato sempre, ao mesmo tempo que o resto da família. Perceber se ele não come a sopa, porque o quer tentar fazer sozinho, por exemplo (há muitas crianças assim, que a dada altura rejeitam que seja outra pessoa a alimenta-los). Variar o máximo possível. Outra dica, já que tem 14 meses, é inicia-lo nas actividades da cozinha, deixa-lo mexer, ajudar na preparação, para que perceba de onde vem tudo aquilo e não é simplesmente um prato de comida misterioso. Mas tenha a certeza, que isto é um problema maior para os pais, que para eles :)

      Eliminar
  7. Obrigada pelas dicas, como ele gostas das sopas mais doces e espreita sempre para o prato a ver se é sopa ou papa tentei enganar pela cor e fazer uma sopa tipo puré de abóbora mais amarela e ele lá comeu toda. Nós vivemos no Panamá então faço algumas adaptações ao que aqui se come e porque gostode provar e experimentar coisas novas. E o engraçado é que o meu bebe é mesmo panamenho e gosta de comer algumas coisas tipicas de cá como o platano frito ou cozido( que eu pensei que horror banana cozida... até provar!! é uma delicia e ele adora) também faço yuca frita ele também gosta muito mas tirando essas coisas que são mais para picar se lhe esmagar batata e cenoura cozida com peixinho não come, alias não come nada de purés. Ele apesar de ter 14 meses só tem 4 dentes mas penso que não tenha nada a ver com isso mas sim com a sua disposição e que tenho que ter paciência e continuar a oferecer lhe sólidos. Uma coisa sempre fiz que é a hora da refeição estamos todos à mesa desde pequeninos em todas as refeições.
    Mais uma vez obrigada

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.