terça-feira, 17 de março de 2015

O nosso meatless dinner #07




Não é bem o que tinha planeado para o jantar sem carne de hoje, mas abri o frigorífico e deparei-me com uma série de legumes e vegetais a chegarem ao seu limite, e tive que improvisar. Saltou-me uma caixa de folhas de lasanha da despensa (quase) e assim decidi: uma lasanha de vegetais.

A L. quando viu disse logo que era massa (rica filha da sua mãe). Olhou para o prato e fez um grande "uau" acompanhado com um "tantas cores. Parece... um arco-íris!!". Tão fofa a minha L. Acho que quando a T. começar a falar, a comida não lhe parecerá fenómenos atmosféricos, parecerá simplesmente comida. Por isso, em homenagem à analogia da minha querida L., chamo a esta lasanha, Lasanha Arco-Íris.

Lasanha Arco-Íris (desde os 12 meses)
(para 6-8 porções)

azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola fatiada em meias-luas
1 cenoura grande aos cubos
1 lata de tomate aos pedaços
meia couve-roxa em juliana
1 curgete aos cubos
1 1/2 chávenas de ervilhas (congeladas)

1 cabeça de brócolos
azeite
1 dente de alho esmagado
1 embalagem de espinafres

1 embalagem de folhas de lasanha
molho béchamel (fiz uma dose do robot-de-cozinha)
requeijão (para polvilhar)

sal, pimenta e oregãos q.b.

Pré-aquecer o forno a 180º.
Começar por fazer um estufado com os legumes, cobrindo o fundo do tacho com um fio de azeite, e refogando os alhos, a cebola e a cenoura, até a cebola ficar caramelizada. Juntar o tomate, a couve-roxa, a curgete e as ervilhas, temperar de sal, pimenta e oregãos, juntar água se tiver pouco molho e deixar estufar até os legumes ficarem macios.


Numa panela com água a ferver, cozer os raminhos de brócolos, até ficarem tenros.

Numa frigideira ou sertã (dependendo da região do país) alourar o alho em azeite e saltear as folhas de espinafre até murcharem.

Tratar as folhas de massa de lasanha como indicado na embalagem. Forrar o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com as folhas de massa, e cobrir com o estufado de legumes e regar com um pouco de bechamel. Dispor uma camada de folhas de massa, colocar os brócolos desfeitos com as mãos grosseiramente, os espinafres salteados e regar com mais um pouco de bechamel. Dispor uma última camada de folhas de massa, cobrir com molho bechamel e polvilhar com requeijão desfeito. Levar ao forno a gratinar.


A minha lasanha ficou assim pintalgada e castanhinha, porque decidi inventar e fazer o bechamel com farinha integral. Algum chef de cozinha deve estar às voltas no caixão, mas apeteceu-me. Não fica mal, o molho fica mais gelatinoso, mas muito gostoso, para mim. 




Ficou tão bonita, com estas cores todas a saltar. Podem usar esta receita para uma "limpeza" de frigorífico e usar o que quiserem. Tive pena de não ter cogumelos, ou milho doce, teria ficado muito bem. 


Não consegui fotografias decentes daquelas mãozinhas a espetar a comida, tal era a rapidez com que a L. devorava o prato. Disse que estava muito bom, acredito nela.

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.