segunda-feira, 23 de março de 2015

O nosso (meu) meatless dinner #08


Hoje jantei sozinha. O pai não está, a L. chegou a dormir da aula de natação... a dormir a sério, tipo, ressonar. Nada a iria acordar, enfiei-a na cama e já sei que a alvorada amanhã é cedo, bem cedo.

Depois da tentativa de almôndegas de feijão de há duas semanas atrás, achei que era altura de voltar a preparar feijão de uma forma diferente. Imaginei um rolo, tipo rolo de carne, com legumes, feijão e aveia... na minha cabeça tinha ar de ficar bom.


Veggie-loaf com feijão-preto e aveia [desde os 12 meses]

1 curgete
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
ervas aromáticas a gosto (salsa, coentros, ...)
1 chávena de flocos de aveia
2 chávenas de de feijão-preto cozido (bem escorrido de água)
sal e pimenta a gosto

Pré-aquecer o forno no 160º. Picar a curgete, cenoura, cebola e alho, num robot de cozinha, processador, ou ralador manual. Juntar as ervas, os flocos de aveia, o feijão e os tempêros, e misturar no robot de cozinha, processador, ou à mão numa taça. Colocar sobre um pedaço de papel de alumínio ou vegetal, e enrolar bem. Levar ao forno por 30-35 minutos. Abrir o papel e deixar cozinhar mais 10 minutos para tostar por cima.




Acompanhei com bulgur cozido simples e uma salada. Achei o rolo um bocadinho mole (não ando a conseguir acertar com isto), não conseguia cortar uma fatia direitinha. Mas de sabor, nem consigo descrever de bom que é. Pena a L. não me ter acompanhado, acho que ela ia gostar. 

Deixo esta receitinha assim a correr, porque já sei que amanhã tenho "visitas" no quarto bem cedinho.

2 comentários:

  1. Olá Leonor,
    Experimente adicionar pão ralado (ou flocos de aveia moídos tipo farinha)... em rolos e almôndegas de carne ajuda a manter tudo unido! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas. É uma ideia, costumo colocar os flocos inteiros, pode ser aí a solução. Obrigada :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.