terça-feira, 3 de março de 2015

Porque faço as sopas só com 4 legumes?


Aposto que já repararam que só uso quatro legumes de cada vez nas sopas da T. Até nos caldos, mas uso sempre o dente de alho que perfaz 5 legumes. E se repararem bem, não tenho bem uma base fixa (coincidência das fotos que coloquei têm cebola e batata). Agora, se olharem bem, conseguem organizar os legumes em 4 grupos.

Podia dizer que "inventei" um esquema fantástico de fazer sopas, mas não. Simplesmente é o esquema de sopas da nossa pediatra. Fazemos assim desde a primeira sopa, e achei tão óbvio que comecei a aplicar nas sopas dos crescidos. Objectivo? Poucos ingredientes, mas muita diversificação de sopas e sabores. A ideia é não viciar o paladar dos bebés num sabor só, e treinar a vários sabores. Quem é que não chegou ao fim de 3 meses de purés a achar que faz sempre a mesma sopa para os filhos? E imaginem a vossa vida a beber sempre o mesmo leite e a comer sempre a mesma sopa, durante 3 meses? Que tédio gastronómico... (a T. já tinha emigrado na certa).

Então vamos a coisas concretas. Quatro grupos. O primeiro, bastante obvio, é o grupo dos verdes. Todos os legumes verdes, de acordo com a recomendação do profissional de saúde assistente (existem algumas limitações neste grupo consoante a idade do bebé). Outro que se percebe logo, é o grupo dos laranjas, cenoura ou abóbora; é garantia de mudança substancial no sabor e textura da sopa. Depois, há aquele a que chamo o "grupo dos sabores", que é dos legumes de sabores mais fortes, cebola, alho e alho-francês. Por fim, o grupo da batata e substitutos. Considero substitutos da batata a curgete, o chuchu e a couve-flor. 

E é isto! Um legume de cada grupo, e está feito. Tenho de dar os créditos todos à nossa pediatra, por ter descoberto tão genial esquema. Imaginem as dezenas de combinações que podem fazer. Pois... essas todas! E não é só válido para os bebés, para nós também! 

Pronto, não pensem que com este post me livro de vos deixar as nossas sugestões de caldo e sopa para os mais pequenos aí de casa. Também tenho reparado que ando a publicar poucas ideias de comidinhas para os pequenotes, prometo que retomo as fotografias dos pratos da T. e as minhas lamentações em como ela come tudo, ela come tudo, e não me deixa nada...

Caldo de coelho [desde os 7 meses]
(para 3-4 doses)



1 curgete
1/2 alho-francês médio
1 dente de alho
1 chávena de abóbora aos cubos
1 chávena de agrião
80-90gr de coelho (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)

Cozer os legumes e o coelho aos pedaços por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. No final dividir o caldo por doses.

Enquanto isso na varoma, ou numa panela ao lado...



Puré de legumes com couve-de-bruxelas [desde os 6 meses e meio]
(para 3-4 doses)



3-4 batatas médias-pequenas
1 cenoura
1/2 alho-francês médio
6-8 couves-de-bruxelas

Cozer os legumes aos pedaços na varoma ao vapor pelos mesmo 20-25 minutos do caldo, ou numa panela, caso não tenha robot de cozinha.

9 comentários:

  1. Adoro o seu blog. Vou começar as sopas para a semana, gostava tanto que publicasse algumas receitas que desse para bebes de 4 meses. *beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho :)

      Bom, não publico receitas para menos de 6 meses, pois como explico no primeiro post, não sou profissional de saúde, pelo que não posso qualquer tipo de recomendação nesse sentido. Também, as minhas referências, a pediatra das minhas filhas, a OMS e a Acta Pediátrica sobre alimentação, apresentam informações para uma introdução da alimentação complementar depois dos 6 meses. São por esses dados que me sigo para dar informações com segurança e sem equívocos. Antes desta idade, deve-se seguir sempre o que o profissional de saúde assistente do bebé recomendar. :)

      Eliminar
    2. Obrigada, vou ainda ter de esperar mais 2 mesinhos então para por as suas receitas em prática :)

      Eliminar
    3. Pode sempre ajustar, seguindo as indicações que lhe derem :)

      Eliminar
  2. Bom dia! Não utiliza a batata doce?
    Ando curiosa para experimentar mas n sei mt bem como.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não uso, de facto. Mas a batata doce é muito mais interessante nutricionalmente que a batata normal. Quando comecei as sopas da L. nem sequer ouvia falar em batata doce na sopa. Só com o contacto com outras mães, fui percebendo que colocavam batata doce nas sopas. Como não é ingrediente que use cá em casa, fui-me mantendo com a batata convencional.

      Eliminar
    2. Eu faço sopa com batata doce. Fica bom! E trato exactamente da mesma maneira que a barata convencional (embora seja muito mais difícil de descascar!).

      Eliminar
  3. Desculpe-me a pergunta ignorante que lhe vou fazer... adoro o seu Blog e estou cheia de vontade de começar a experimentar receitas... talvez seja do cansaço ou só mesmo limitação culinária da minha parte, mas explique-me qual a relação entre o caldo de coelho e o puré de couve-de-bruxelas :) usa o caldo no puré?
    Já percebi que tb o põe em cereais/ hidratos.
    Obrigada pelo esclarecimento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! São duas coisas distintas. O caldo uso ao almoço, junto pão, farinha de pau, arroz, massa, ou outro hidrato, e ofereço como refeição, sem sopa antes. O puré dou à noite. O que mostro no post é como preparo essas duas refeições, para armazenar por 3 dias, de uma só vez.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.