domingo, 8 de março de 2015

Queques de côco e manga [desde os 9 meses]


Hoje fui a primeira a acordar cá em casa. Caso raro. Normalmente a primeira a acordar é a L. que trata de acordar a T. e em conjunto tocam a alvorada cá em casa. 

Decidi que tinha de aproveitar aquele bocadinho, para compensar os meus leitores por não colocar receitas há dois dias. Há uns tempos andei a vasculhar no blog da Kayla e uma das receitas de queques gritou-me "pick me, pick me". Foi hoje esse dia de experimentar uns queques de côco e mangaAinda tive algumas dúvidas no que diz respeito ao côco... será que posso dar, não posso. Depois de conversar com algumas amigas, convenceram-me que o côco é um fruto como outro qualquer, para avançar com os queques! (o que elas queriam, sei eu). Mas com os meus ajustes do costume (sem ovo e sem açúcar), tinha tudo o que era preciso!


Queques de côco e manga [desde os 9 meses]
(para 6-7 queques)


("ui, tanta coisa" imagino eu, vocês a pensarem)

1 chávena de farinha integral
3 tâmaras demolhadas (bastam 5 minutos)
1/2 chávena de côco ralado
1 colher de chá de fermento para bolos
1 banana
1/3 chávena óleo vegetal
1 iogurte natural
sumo de uma laranja
1 manga cortada aos cubos


Sem Robot de Cozinha

Pré-aquecer o forno a 180º. Picar as tâmaras com um pouco da farinha* e reservar. Triturar com a varinha-mágica a banana até ficar em puré e reservar. Numa taça juntar os ingredientes secos: a farinha integral, as tâmaras picadas, o côco ralado e o fermento e reservar. Noutra taça juntar a banana, o óleo, o iogurte e o sumo de laranja, misturando até obter uma massa homogénea. Juntar os ingredientes líquidos aos secos, e misturar bem sem bater em demasia a massa (pode-se usar o auxilio da batedeira).
Por fim ,juntar a manga aos cubos e envolver. Dispor a massa por forminhas próprias para queques forradas com papel e levar ao forno a cozer por 20-25 minutos. 

Com Robot de Cozinha (RC)

Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar no copo do robot a farinha e as tâmaras e pulverizar 10seg./vel.9*. Juntar o côco e o fermento e misturar 10seg./vel.4. Juntar a banana aos pedaços e triturar 20seg./vel.6. Juntar o óleo, o iogurte e o sumo de laranja, e misturar 20seg./vel.4. Por fim, juntar a manga aos cubos e envolver com a espátula. Dispor a massa por forminhas próprias para queques forradas com papel e levar ao forno a cozer por 20-25 minutos. 


A meio da confecção tive reforços...




Com direito a recompensa!


Os queques ficaram lindíssimos, mas guardamos para os comer ao lanche num passeio especial: fomos à praia!


São deliciosos, e a grande razão porque se coloca manga aos pedaços e não triturada, é simplesmente por esta...


A manga derrete, e fica tipo creme. E é simplesmente a ideia mais genial e divinal da pastelaria. 

A L. acabou por não querer queques, com a excitação da praia e da areia, mal consegui que bebesse pelo menos um iogurte líquido, com medo que a areia desaparecesse. A T., essa, olhando de esguelha para imensidão do areal, esticou-se toda para a lancheira, para lhe dar um queque, com um "nham, nham" típico de pedir comida. Sabe pouco, sabe. 




*Este truque de triturar/pulverizar as tâmaras com farinha, foi a querida Patrícia Marques do Patrícia is cooking que me ensinou. :)

10 comentários:

  1. Posso substituir o iogurte por leite vegetal?

    ResponderEliminar
  2. Leonor que oleo vegetal costuma usar?
    Será que posso substituir por azeite?
    Nos scones de cenoura ponho sempre azeite e ficam muito bons!
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode usar azeite perfeitamente :) Eu uso óleo de girassol, mas é preferível o azeite, ou mesmo óleo de côco, por exemplo.

      Eliminar
  3. Boa noite a farinha pode ser substituída por aveia? E o óleo por? Outra coisa? Tipo leite vegetal :) Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode substituir, mas não sei como ficará no final. Não asseguro que fiquem iguais aos das fotos. O óleo que sugiro é um óleo vegetal: óleo de girassol, ou óleo de côco, ou azeite.

      Eliminar
  4. Porque não coloca os queques directamente na forma e os coloca nas forminhas de papel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É indiferente. Assim não tenho que untar a forma, mesmo de silicone a massa pode colar e o queque desmanchar ao retirar, se a massa for colocada directamente na forma.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.