terça-feira, 23 de junho de 2015

O nosso meatless dinner #21


Ah pois é, um meatless dinner nipónico! :D

Adoro, adoro, adoro sushi, adoro mesmo. Nunca me imaginei a fazer sushi em casa, mas depois de ler o post sobre sushi em casa no Not Guilty Pleasure, senti-me demasiado tentada a experimentar.

Experimentei há uns dias atrás e hoje tive que repetir! Para além do sushi, ou melhor, do veggie-sushi, fiz também guioza, um pastel asiático (não sei bem se a origem é chinesa ou japonesa) de carne e vegetais. Isto só me soa a uma única coisa: limpeza de frigorífico! 

A receita para o arroz do sushi segui a da Patrícia do Not Guilty Pleasure, o da guioza vi num video bastante claro sobre como se faz.


Massa guioza

3 chávenas de farinha
pitada de sal (opcional)
1 chávena de água morna

Misturar os ingredientes, amassando até formar uma bola. Deixar repousar por 30 minutos, antes de estender e cortar a massa para formar as guiozas.

Experimentei fazer uma parte de farinha integral para duas de farinha normal, mas julgo que a farinha integral dá muita goma à massa e não se consegue estender bem fininha, como se pretende para a guioza.


Para o recheio, usei o que tinha no frigorífico, mas o céu é o limite, pode-se colocar o que se quiser. Primeiro um leve refogado de cebola e alho, juntei cenoura ralada, curgete ralada, couve-lombarda cortada em juliana fina, ervilhas e no final temperei com molho de soja. Existe um molho baixo em sal da Kikkoman, para quem achar que o normal é muito salgado (eu acho).



Depois de se alourar as guiozas (alourei num fio de azeite), rega-se com uma chávena de água e deixa-se cozer em lume brando, até a água desaparecer.



Para o sushi, fiz bem simples: alga, arroz e recheio. Usei abacate, pepino, manga, feijão verde cozido e cenoura cozida (não tudo junto). Mas mais uma vez, pode-se usar o que mais se gostar e quiser! Usei um pano de cozinha para enrolar e funciona na perfeição!



Com veem, a nível de confecção, não há grande magia. Há imensos blogs e vídeos sobre como fazer guioza e rolinhos de sushi, é só pesquisar um pouco. 

Agora à parte mais importante... se as pequenas cá de casa gostaram?



A L. é fascinada por sushi. Adora olhar para os pratos, quando comemos. As cores e as formas devem levantar-lhe alguma curiosidade. Já tentou provar duas vezes, tentou mesmo. Ela pediu, provou, comeu, engoliu e disse que não era bom. Das duas vezes. Esta vez não foi excepção e disse que queria provar. Mais uma vez, provou, comeu, engoliu e disse que não queria mais... ficou-se pela guioza.

Já a T...


... a guioza nem se viu...



... os rolinhos de sushi perdi-lhes a conta.

Comi os poucos que sobraram e confesso, surpreendeu-me! Nunca achei que conseguisse fazer rolinhos de sushi minimamente comestíveis. Estavam bons, sim senhora. Se vale a pena fazer em casa? Só pela piada, porque leva um bocado de tempo a fazer uma quantidade razoável de rolinhos e pode começar a surgir alguma frustração pelo caminho. No entanto, é uma actividade bem engraçada para fazer com filhotes mais crescidos.

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.