sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Farinha-de-pau de peru [desde os 7 meses]


Para a farinha-de-pau "normal" é feito um refogado a gosto, ao qual se junta a farinha de mandioca com um caldo previamente preparado (normalmente de peixe), onde esta coze. Ora, refogado para um bebé de 7 meses estava fora de questão para mim. Por isso, tive que reinventar um pouco o que me explicaram que era a base da farinha-de-pau, para a farinha-de-pau que eu queria dar à minha filha. Portanto, foquei-me no caldo. Preparar um bom caldo, saboroso e cheio de legumes, seria a base da minha farinha-de-pau. Resulta tão bem, que às vezes duvido se deveria fazer farinha-de-pau da forma convencional para nós.

Farinha de pau de peru [desde os 7 meses]
(para 3-4 doses)





1 dente de alho
1/2 cebola pequena
1 chuchu médio
1 taça de abóbora aos pedaços
3-4 folhas de couve-coração
80-90gr de carne de peru

1-2 colher de sopa rasas de farinha de mandioca (para uma dose)
1 colher de chá de azeite extra-virgem (para uma dose)

Cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. Pretende-se um caldo bem concentrado de sabores. Por recomendação da nossa pediatra, só faço o farinha-de-pau para o próprio dia, mas faço o caldo para 3 dias, e guardo-o em recipientes individuais. Assim, nos dias seguintes aqueço aquela porção de caldo e junto o ingrediente (arroz, massa ou pão) que quiser para o prato. Com este processo, também vario as refeições, sem ter que preparar e cozer legumes e carne/peixe todos os dias. 

Com o caldo a ferver, dissolve-se a farinha de mandioca numa taça com água fria sempre a mexer. Pretende-se uma papa a tender para o líquida para juntar ao caldo. Quanto mais espessa for a mistura de farinha de mandioca e água, maior a probabilidade de da farinha-de-pau ficar com grumos. Assim que juntar a farinha de mandioca dissolvida em água ao caldo, mexer rapidamente, levantar fervura e deixar cozinhar em lume brando por 7-10 minutos, mexendo ocasionalmente. Se engrossar muito rapidamente, juntar mais água, para que não queime. 

Assim que esteja cozido, retirar do lume. Para bebés muito pequeninos, passar a farinha-de-pau com a varinha-mágica. Em bebés mais crescidos, pode-se apenas desfiar a carne, e servir com os legumes aos pedaços para que mastiguem. Juntar o azeite de servir. 




As pequenas cá de casa adoram! Com tantos legumes e sabor, nem se sente a falta de temperos. Eu também gosto, só é pena nunca sobrar nada para mim!! 





*Relembro mais uma vez que as indicações que descrevo na receita, são aquelas que nos foram dadas. Recomendo aos leitores que em caso de dúvida em relação à receita, que sigam sempre as instruções e recomendações do médico ou profissional de saúde assistente

4 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.