quarta-feira, 18 de março de 2015

Applesauce


Por insistência de uma leitora, que manifestou na nossa página do Facebook, que gostaria de ver as receitas livre de gordura, resolvi procurar uma alternativa mais saudável aos óleos e manteigas.

Lembrei-me que em tempos, quando era mais "redondinha", mas não queria fazer o esforço de deixar de comer bolos e afins (ai esta juventude), procurei substitutos para as gorduras nos bolos, de forma a continuar a degustar doces iguarias, mas sem o sentimento de culpa de que estava carregado de manteiga ou óleo (como se esse fosse o grande problema). Adiante. Lembrei-me que na altura li muito sobre usar applesauce como substituto. Gostava de vos dar um nome em português mais bonito, mas nem "molho de maçã" (tradução à letra), nem "puré de maçã" (o que efectivamente é), me convencem. Posto isto, vamos usar o nome original applesauce.

Não foi difícil encontrar milhentas receitas de applesauce caseiro, todas mais ou menos com as mesmas indicações: maçãs, limão, água e, em alguns casos, açúcar. Ora, açúcar é para riscar. Fiquei curiosa com o facto de em muitas receitas usar-se a maçã no integral, ou pelo menos com a casca. Isto interessava-me, como iria ser tudo passado, e ia, resolvi usar a maçã com casca. Também, como maçãs com casca, já dizia a minha avó "é onde estão as vitaminas todas!"

Não usei a liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica, porque estava ocupada com outros afazeres. Mas vou arriscar na receita versão robot de cozinha, que não deve ser muito diferente da versão panela. 

Applesauce
(rende 1,2 litros, aproximadamente)



6 maçãs grandes (usei 3 golden e 3 gala) ou 8 maçãs médias
sumo de 1 limão
250ml de água


Sem robot de cozinha

Colocar numa panela as maçãs limpas de caroços e cortadas em meias-luas. Colocar o sumo de limão e a água, levantar fervura e deixar cozer por 40-45 minutos, em lume brando. Passar com a varinha-mágia até ficar um puré sedoso e sem grumos. Guardar em frascos herméticos.


Com robot de cozinha

Colocar no copo as maçãs limpas de caroços e cortadas em meias-luas. Colocar o sumo de limão e a água. Programar 40min./100º/vel.1. No final da cozedura triturar durante 1 minuto, em velocidade progressiva 3, 5, 7. Guardar em frascos herméticos.




Não resisti, e preparei logo uma receita de queques para experimentar! Ficaram tão bonitinhos... amanhã mostro o resultado final e a apreciação das mini-críticas-gastronómicas cá de casa (pelo que lambi da taça, prometem). Vou passar a usar applesauce, em substituição do óleo e manteiga, em receitas de queques, bolos e afins. 

4 comentários:

  1. Olá! O applesauce conserva-se durante quanto tempo? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Do que fui recolhendo da internet, dizem que aguenta entre 2 a 3 semanas no frigorífico. Muitas páginas recomendam que se guarda em embalagens pequenas e se congele. Assim descongela-se porções de cada vez, sempre que for preciso. :)

      Eliminar
  2. Boa Tarde,
    sera que da para substituir a manteiga ou oleo de qualquer receita?
    se sim em que quantidades?
    obrigada
    Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Do que fui lendo a esse respeito, é uma substituição muito comum. Normalmente as receitas recomendam substituir pela mesma quantidade. Para ser sincera, ainda não experimentei numa receita que faça com frequência, mas hei-de fazê-lo :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.