Aposto que já tinham saudades destas mãozinhas gordas a amarfanhar comida.
Ontem fiz applesauce para substituir gorduras (óleo ou manteiga) nos bolos, queques e que tais. Também li que pode ser usado para substituir ovos. Depois de um pote de vidro cheio, não me contive, e tive que experimentar para certificar o que muitos sites por essa world wide web fora diziam sobre esta pequena maravilha.
Uma das receitas da minha lista de espera eram uns queques de pêra, gengibre e gérmen de trigo, com que esbarrei quando procurava receitas com gérmen de trigo. Li que o gérmen de trigo, o núcleo do grão de trigo, é a parte mais nutritiva e rica. É rico em ómega 3 e tem uma série de benefícios para todo o funcionamento do organismo, desde o tracto gastrointestinal, até à pele. Uso para fazer a minha granola caseira, que como com iogurte e fruta. Mas com tantos benefícios associados, tinha de arranjar uma forma de dar às pequenas cá de casa. Aqueles queques de pêra pareceram-me ideais. Ajustei a receita, tirei o gengibre que me pareceu muito intenso para a idade delas, e eis o resultado.
Queques de pêra e gérmen de trigo [desde os 9 meses]
(para 10 queques)
1 chávena de farinha
1/2 chávena de gérmen de trigo
4 tâmaras (demolhadas)
1 colher de sopa de fermento para bolos
1 iogurte natural
1 chávena de applesauce
1 pêra descascada e sem caroços, cortada aos cubos pequeninos
Sem robot de cozinha
Pré-aquecer o forno a 180º. Picar as tâmaras juntamente com uma porção de farinha numa picadora ou processador. Numa taça juntar a farinha, o gérmen de trigo, o fermento e as tâmaras picadas. Misturar bem. Juntar o iogurte e o applesauce e misturar bem até obter uma massa homogénea. Adicionar a pêra aos cubos e envolver bem sem bater. Distribuir a mistura por formas de queques forradas com forminhas de papel, e levar ao forno por 20-25 minutos.
Com robot de cozinha
Pré-aquecer o forno a 180º. Pulverizar as tâmaras juntamente com uma porção de farinha 10seg/vel.10. Juntar o resto da farinha, o gérmen de trigo, o fermento. Misturar 10seg/vel.4. Juntar o iogurte e o applesauce e misturar 30seg/vel.6. Adicionar a pêra aos cubos e envolver bem com a espátula. Distribuir a mistura por formas de queques forradas com forminhas de papel, e levar ao forno por 20-25 minutos.
Deram um ótimo complemento ao pequeno-almoço da T.
E por este sorriso, e as mãos vazias em menos de nada, assumo que adorou estes novos queques.
(Eu e a minha língua queimada confirmamos que são realmente bons, que não me contive a experimentar um saído do forno ontem à noite)
Devem estar uma delícia a T. está toda satisfeita :)
ResponderEliminarVou experimentar! A T parece ter adorado!
ResponderEliminarEstao neste momento a arrefecer :D Mas o cheirinho...hehehe o maridão ja "roubou" 1 ;)
ResponderEliminarEstão neste momento a arrefecer :D O Maridão já "roubou" um hehe Obrigado pelas receitas fantásticas ;)
ResponderEliminarOlá! Onde se compram as tâmaras? Obrigada!
ResponderEliminarCompro no supermercado. Mas o ideal é procurar biológicas sem cobertura de glicose.
EliminarBom dia! Por que ingrediente poderei trocar o germen de trigo? Farinha de trigo normal por exemplo? Obrigada!
ResponderEliminarO gérmen de trigo é um ingrediente particular, são tipo uns pequenos flocos. O interesse neles é mesmo no valor nutricional que oferecem, muito maior que a farinha normal. É um bom ingrediente para ter na despensa, juntar numas papas, numas granola, ou num iogurte com frutos secos. Se não tiver, pode usar por exemplo farelo de trigo (ou de aveia). A nível de textura é o mais similar que conheço.
EliminarBoa tarde, qual a finalidade das tâmaras? Pergunto porque já vi que nas suas receitas entra sempre este ingrediente 😊
ResponderEliminarO applesauce faz ou compra-se já feito?
Obrigada ***
A tâmara serve para adoçar. Usa muitas vezes. O Applesauce fiz em casa (nunca vi à venda em Portugal).
Eliminar