segunda-feira, 11 de maio de 2015

O nosso meatless dinner #15


A hora do jantar hoje foi complicada. Fiquei sozinha com as miúdas mais cedo do que contava, a L. estava mortinha de sono, e quando está, desata a correr pela casa e pede-me para correr também; a T. a passar por uma daquelas fases estranhas, que não se sabe o que tem, o que quer e o que se deve fazer - e julgar que por ser a segunda, já sabia os truques todos, humpf. O jantar acabou por levar uma grande dose de improviso.

Já há muito tempo que faço uns hambúrgueres de lentilhas e aveia que são "daqui" (estou a segurar o lóbulo da minha orelha direita com o meu polegar e indicador). Como já não fazia há muito tempo cá em casa, resolvi que hoje seria o dia. Como ando nesta descoberta de coisas nova, resolvi comprar lentilhas vermelhas ou laranjas, em vez das verdes que comprei da primeira vez. Ora, não estava nada familiarizada com as ditas, para além que não me dei ao trabalho de ler as instruções, e quando cheguei ao pé da panela tinha um belo puré de lentilhas. Não havia um única inteira. Quando misturei o resto dos ingredientes, fiquei com uma papa, uma verdadeira papa, e não havia forma de moldar hambúrgueres dali. Não desisti, e com a ajuda de duas colheres, moldei uns pseudo-bolinhos e foi isso mesmo que criei: bolinhos de lentilhas e aveia.

Bolinhos de lentilhas e aveia [desde os 12 meses]
(para 6 bolinhos)

8 colheres de sopa de lentilhas cruas
4 colheres de flocos de aveia
meia cebola ou uma cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
1 raminho de salsa picada 
sal e pimenta a gosto

Cozer as lentilhas e demolhar os flocos de aveia. Escorrer. 

Pré-aquecer o forno a 180º. Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar as lentilhas, os flocos de aveia e a salsa e envolver. Temperar a gosto e misturar. Moldar pequenas bolas com ajuda de duas colheres, num tabuleiro de ir ao forno. Levar ao forno e deixar cozer por 20-25 minutos, ou até começarem a ficar dourados.


Ficaram bons. Não é assim a melhor coisa que vão comer na vida, mas são super rápidos e práticos de fazer, e para um dia como o meu (sobretudo o final de dia) até saíram bem melhores que as condições a que estive sujeita. Acompanhei com um bulgur com lascas de cenoura (nem paciência para ralar uma cenoura tive, foi mesmo com o descascador) e com um esparregado (que a L. lambeu e repetiu) feito na liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica (que tirou dois dias de férias, mas ficou com saudades minhas).


Um jantar bem simples, mas sem carne, como se pretendia. 

Entretanto as duas aterraram na cama em menos de "2 mississipis"...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.