terça-feira, 14 de julho de 2015

O nosso meatless dinner #24


Meio dia atrasada e ainda por cima com uma receita repetida. Isto não se faz! Perdão caros leitores, tenho desculpa. Estivemos fora nos últimos dias, chegámos no domingo à noite. Para ajudar começaram os dias de praia da escola da L. e digamos que esta segunda-feira foi um pouco caótica e sem grande tempo para nada. 

Chegada a hora de preparar o jantar, olhei para as miúdas completamente derreadas e concluí que ontem era um daqueles dias que pediam um jantar reconfortante, mas leve, pois suspeitava que as duas pequenas iriam aterrar na cama poucos minutos depois. Fiz uma sopa bem reforçada e voltei a fazer guiozas, que já tinha feito para um meatless dinner há umas semanas atrás

Desta vez usei só farinha normal, pois senti que na última vez a farinha integral não deixava que a massa ficasse bem fininha. A verdade é que resultou muito melhor! A massa fico bem elástica e consegui estende-la muito finhinha. Para o recheio usei vários legumes e a minha mais recente descoberta: feijão azuki

O feijão azuki é uma leguminosa mais leve que outros feijões ou grão. Coze muito mais rapidamente (30 minutos na panela de pressão) e pode ser demolhado em poucos minutos, sendo a recomendação de demolhar 10-12h. 

E antes que me perguntem onde se compra!! Há nos hipermercados com secção de produtos biológicos ou dietéticos. É um alimento bastante comum na alimentação vegetariana/vegan.

Para a massa das guiozas

3 chávenas de farinha sem fermento
1 pitada de sal
1 chávena de água morna (juntei um fio de azeite à água)

Misturar os ingredientes à mão ou no robot de cozinha e deixar a massa repousar por 30 minutos.



Entretanto tinha o feijão a cozer e fui preparar o salteado de legumes para rechear a guioza. Fui cortando e colocando, consoante a inspiração. Não tinha um plano, fui deixando-me levar pelo que me aparecia no frigorífico.

Numa frigideira, com um fio de azeite no fundo, acrescentei...

... 3 chalotas pequenas (em vez de cebola). De vez em quando gosto de usar, acho que dá um aroma mais adocicado que a cebola normal. Cortei aos palitos fininhos.


Um alho francês pequenino cortado aos palitos.


Meio pimento vermelho cortado aos cubinhos.


Uma cenoura ralada.


Um tomate cortado aos palitos.


3 folhas de couve coração cortadas em juliana.


Por fim, uma chávena de feijão azuki cozido e escorrido.


Quando atingi uma mistura bem colorida e bonita como esta...


... temperei com molho de soja (uso um de baixo sal) e comecei a preparar tudo para moldar as guiozas. Pedi ajuda à minha companheira de cozinha, que simpaticamente (e "faladoramente"), me foi cortando as rodinhas de massa.



Para verem como se moldam as guiozas, podem ver ou rever o vídeo que publiquei no outro post sobre guiozas. Mas em bem verdade, isto é um bocadinho à vontade do freguês, ou melhor, como der mais jeito. Desde que fiquem bem fechadinhas, é o que interessa.

Num tacho grande (e raso), colocar um fio de azeite no fundo, deixar aquecer ligeiramente e colocar as guiozas a alourar. Convém que fiquem todas em contacto com o fundo do tacho, para criarem crosta.



Colocar uma chávena de água, deixar cozer com o tacho tapado até a água desaparecer, ou por mais ou menos 15 minutos.

Depois é só servir. Para elas sirvo simples, para nós com uma tacinho de molho de soja para molhar. Estas ficaram deliciosas, com a massa bem fina como se quer e um recheio cheio de sabor e coisas boas.






Não podia ter escolhido melhor jantar para ontem. As guiozas desapareceram em menos de nada, as duas miúdas ficaram consoladas e adormeceram pouco depois (tal como eu previa).



E eu estava igualmente tão cansada, que nem consegui escrever este post como deveria!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.