segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O nosso meatless dinner #33


Eu gosto de queijo. Ponto assente. Gosto de quase todos os tipos de queijo (menos aquele do bolor). Para mim a comida tem muito mais piada com queijo. Se me perguntam se quero parmesão na massa, é sempre um sim, por favor. Ou se me perguntam se quero um extra queijo na pizza, não há como recusar.

Uma das minhas comidas preferidas na faculdade era o mac'n'cheese (macarrão com queijo). Tão fácil, cozer massa, fazer uma molhenga de natas e queijo e misturar tudo (estava a milhas de fazer o que considero uma alimentação saudável). 

As saudades que eu tinha de um mac'n'cheese... vai daí, resolvi procurar alternativas mais saudáveis às natas e ao queijo e que pudesse dar as minhas miúdas sem sentimento de culpa (que a estivesse a empanturrar de sal e gordura). Li muitas receitas, muitas mesmo. Tantas, que se colocasse aqui todas as referências, vocês desistiam de chegar ao fim do post. Vou só referir uma receita apenas, de onde retirei a proporção de ingredientes para o sabor a "queijo" do meu mac'n'cheese sem queijo, que é da receita de queijo parmesão vegan da Patrícia is Cooking

A abóbora foi ideia da ocasião. Estamos na época delas e sei que o seu puré é de extrema cremosidade, que é o que se pretende!


Mac'n'cheese sem queijo [desde os 12 meses]
(para 4-5 porções)


1 abóbora manteiga pequena (250-300gr)
1 cebola
100gr de caju cru
1 colher de sopa de levedura de cerveja (podem colocar 2 se desejarem um sabor mais intenso)
sumo de meio limão
100ml de bebida vegetal
água ou caldo de legumes ou água de cozedura da massa, a gosto.
250gr de massa cotovelinhos (integral ou normal)
sal, pimenta, alho em pó, ervas aromáticas e azeite q.b.


Começar por cortar a abóbora em cubos (com casca) e dispor num tabuleiro. Juntar a cebola cortada em meias luas e temperar com um pouco de sal, pimenta, bastante alho em pó e regar com um fio de azeite. Envolver com as mãos e colocar a assar até ficar mole (conseguir picar facilmente com um garfo). Pode levar entre 45-60 minutos.



Depois de assada, colocar num copo.



Juntar o caju.



A levedura de cerveja.



O sumo de limão e a bebida vegetal.



Triturar com a varinha mágica, ou numa liquidificadora (a minha liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica morreu há uns dias) e juntar água caso se sinta necessidade. Pretende-se um molho cremoso, mas não muito espesso. 



Cozer os cotovelinhos, consoante as instruções da embalagem. Escorrer e colocar numa taça. 



Juntar o creme de abóbora e envolver. Polvilhar com ervas a gosto, ou com pão ralado, por exemplo.


Fica muito cremoso, mas tende a secar com rapidez, por isso recomendo que se sirva logo. Tem um leve sabor a queijo (a combinação de caju, levedura de cerveja e limão é exímia nesse ponto), mas para os mais apreciadores de queijo pode não satisfazer.



Sei que gostam de ver as pequenas a deliciarem-se, mas as segundas-feiras têm sido madrastas cá em casa e muitas vezes o humor delas não dá para fazer mais nada além disto:




A pequena, então, nem se dignou a provar. Gritava a altos pulmões que "nhaum" e que queria "-anana" (banana para os vulgos como nós). São como nós, também têm os seus dias!

5 comentários:

  1. Há dia difíceis para todos ;) Obrigada pela sugestão, parece-me bem. Adoro caju.

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Podemos sempre pulverizar com o belo do parmesão (para nós!!), não é? :P

    Como a base da abóbora ainda demora um bocado não deve ser mal pensado fazer a mais e congelar para doses futuras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso-me, foi o que fiz depois. O vício do sal e gordura do queijo é difícil de substituir. Quanto à abóbora, pode-se guardar! E fazer risotto, ou mesmo usar em substituição a um molho de tomate num esparguete ;)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Sim, se não houver antecedentes de alergia alimentar na família. O problema dos frutos secos em bebés e crianças, é pela questão do engasgamento, pois são alimentos muito rijos e difíceis de desfazer com os dentes. Triturados e em farinha não têm qualquer inconveniente. :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.