segunda-feira, 4 de maio de 2015

Segunda-feira Sem Carne mas com... #03


Como tem sido hábito, na primeira segunda-feira do mês convido outra blogger a sugerir uma receita sem carne para fazermos. Na primeira e segunda vez, convidei bloggers para quem não comer carne é o seu dia-a-dia. Mas desta vez resolvi mudar um bocadinho as "regras" e desafiar uma blogger, não vegetariana/vegan, a apresentar um prato sem carne, e motiva-la a abraçar esta iniciativa. 

Há umas semanas atrás a V. convidou-me a fazer um menu semanal para o seu blog Crónicas de uma grávida acamada. A empatia foi enorme e não poderia escolher melhor convidada para este desafio. 

A V., tal como eu, tem dois pequenotes. Por isso, tal como eu, o tempo não abunda, e faz semanalmente menus, que a ajudam a organizar as refeições da família. A receita que partilhou comigo é super prática, com ingredientes que toda a gente tem em casa. Por isso, desafio-vos a acompanhar-nos a fazer estes hambúrgueres de grão que a V. me enviou - que já agora, já não está grávida, nem acamada.






LC - Como tomaste conhecimento das Segundas-feira Sem Carne? Qual foi a tua primeira impressão da ideia?

V., A Grávida Acamada (V) - Tomei conhecimento das segundas sem carne através do teu blogue.

Cá por casa já se falava e havia uma certa vontade de aos poucos começar a ingerir menos carne e tentar mesmo cortar com as carnes vermelhas, pelo que a primeira impressão da ideia serviu como um empurrão para amadurecer a ideia e tentar levá-la mais a sério.

Lentamente, muito lentamente, temos vindo a fazê-lo. :-)


LC - Já fazias algumas refeições vegetarianas? Quais as razões?
V. - Sim já vamos fazendo, cada vez mais.

A razão deve-se ao facto de eu e do A. em simultâneo termos começado a ficar fartos de carne e de nos termos apercebido que além de saudáveis as refeições vegetarianas são mais rápidas de confeccionar.


LC - Este tema levou-te a investigar mais sobre alimentação sem carne?
Sim.

Agora ando a pesquisar receitas com tofu e a pensar em introduzi-lo na nossa alimentação. 


LC - O nosso país é culturalmente muito ligado à carne e peixe, tanto na sua gastronomia, como tradições. Achas que isso dificultará a difusão das segundas sem carne por cá?

V. - Acho que cada vez somos menos resistentes às nossas tradições gastronómicas e cada vez mais curiosos relativamente ao que se come e cozinha em outros países e até outros continentes.

Arrisco até a dizer que a nossa geração tem optado por fazer uma alimentação diferente daquela com que foi habituada, tem tentado explorar outras opções, contudo, acho que ainda vai demorar até serem incutidas as segundas sem carne em Portugal.


LC - Agora que participaste activamente nas segundas sem carne do Na Cadeira da Papa, vais levar este hábito mais afincadamente daqui por diante? :)

Prometo que vou tentar :-) até porque tenho sempre a tua ajuda e tudo se torna mais fácil :-)

Muito obrigada por este desafio, gostei muito.

Bj <3



Eu é que tenho de agradecer à V. por esta receita! Ansiosa por experimentar mais daqui a pouco. Cheira-me que vai ser um sucesso cá por casa!



Hambúrgueres de Grão
1 lata grande de grão
60 gramas pão ralado
30 gramas flocos aveia integral
50 gramas azeite
2 dentes alho
1 cebola
1 ovo
Sal qb
Pimenta qb
salsa picada qb
Tomilho ou outras especiarias a gosto q.b 

Com Robot de Cozinha

Colocar no copo do robot de cozinha o grão, o pão ralado (utilizo aromatizado com alho e salsa feito na bimby) e a aveia, durante 30seg/vel3. Reservar.

Colocar a cebola, os dentes de alho, 5seg/vel5. Juntar o azeite 5min/Varoma/vel1.

Juntar a mistura do grão ao refogado e mexer com a espátula.

De seguida juntar o ovo previamente batido com o sal, pimenta, salsa e tomilho ou outras especiarias a gosto, 30seg/vel3.

Moldar os hambúrgueres (fazer uma bolinha e depois espalmar na palma das mãos) e levar ao forno com um fio de azeite cerca de 25 minutos a 180º.


Acompanhamento Arroz de alho francês

1 Caneca de Arroz
1 Alho Francês
Sal e Azeite 

Cortar o alho francês em rodelas finas e refogar num fio de azeite até amolecer.

Juntar o arroz, e durante um minuto sempre a mexer até envolver bem, temperar com sal e juntar 3 medidas de água.

Quando levantar fervura, deixar cozinhar em lume brando até estar pronto.

6 comentários:

  1. Tem alguma dica para substituir a aveia? Não estou autorizada a comer (sou intolerante ao glúten e só posso voltar a consumir quando as análise voltarem ao normal).
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A aveia natural não tem glúten. A aveia que se compra nos supermercados tem por contaminação de outros cereais que são processados com a mesma maquinaria. Pode tentar procurar aveia sem glúten. Em alternativa sugiro que use um cereal sem glúten, como o milho, pode usar sêmola de milho, por exemplo.

      Eliminar
  2. Olá,

    Pode indicar qual é a quantidade de grão na receita, é que não uso enlatados, prefiro cozer eu o grão.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Uma lata grande de grão tem cerca de 500gr de grão escorrido. :)

      Eliminar
  3. Obrigada, vou experimentar.

    tenho seguido o seu blog e tem receitas mt boas. então ver as fotos das suas crianças a comer legumes. o meu pekenino come tudo, tem 1ano, mas a de 5 anos é terrível e culpa minha que não fui insistindo, agora tirando a sopa é alegica a verdes, cospe tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) tenha paciência, um dia tem uma surpresa. Eu era assim, não podia ver verde no prato que me dava vómitos. Depois cresci, aprendi e agora não passo sem comer legumes! :) Ainda há esperança para a pequenita.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.