terça-feira, 21 de julho de 2015

O nosso meatless dinner #25 - uma mistura de ideia para jantar delicioso com um grande falhanço.


Este post vai com um atraso enoooorme! Mas ontem não deu mesmo para escrever. Decorrem os dias de praia da escola da L., o que quer dizer que ela tem de estar 1h mais cedo que o habitual na escola, o que quer dizer que temos de acordar 1h mais cedo que o habitual. Não me deito uma hora mais cedo, mas uma semana de praia já faz mossa nos sonos da mãe e o cansaço começa-se a sentir.

Também porque este post tem muito que se lhe diga, a começar pelas alcachofras! Já tinha comido de forma despercebida, mas recentemente comi isoladamente e gostei. Tal não é o meu espanto quando vejo umas belas alcachofras na montra da frutaria do prédio. Pois que não é tarde, nem é cedo, e uma delas veio morar cá para casa. 

Ontem, enquanto pensava no jantar para fazer, lembrei-me de como gosto de um tabuleiro cheio de legumes assados. Lembrei-me das alcachofras e achei que era perfeito: uma pasta (não fôssemos todos loucos por pasta) com um mix de legumes assados. 

Virei-me para o Tio Google e perguntei como devia tratar a alcachofra. Ao fim de 2 ou 3 vídeos concluí que me tinha enfiado numa grande alhada e que não ia conseguir nada do que tinha imaginado.


A senhora prometeu que ensinaria a domar o medo da alcachofra, mas o que aconteceu é que me deixou com mais medo ainda! Preparei tudo como a senhora disse no vídeo e coloquei no forno.


Noutro tabuleiro dispus:

1 pimento verde aos cubinhos
1 fatia de abóbora aos cubinhos
100gr de cogumelos brancos cortados em quartos
200gr de tomates cereja em metade
1 cebola em meias luas


Temperei com sal, alho em pó, azeite e sumo de limão, envolvi e levei ao forno.


O que gosto nestes pratos, é que enquanto cozinha, posso ir dar banho às miúdas e despachar uma data de coisas. Ao fim de 20-30 minutos, tinha uma mistura aromática e deliciosa a sair do forno, à qual só juntei massa penne cozida.



Quanto à alcachofra, acho que assou demais. Consegui tirar as "folhas", mas não consegui recolher o coração. 


Ainda suguei umas quantas folhas daquelas, mas a trabalheira que tive a arranjar, e ainda aquela que estava a ter para a comer, não me estava a satisfazer. Fiquei desiludida e foi tudo parar ao lixo da frustração. 

Por isso, se houver alguém que seja perito a arranjar e cozinhar alcachofra, sou toda ouvidas!!! Quanto aos corações em conserva, já ouvi falar e vou já procurar :)

2 comentários:

  1. Eu sempre comi alcachofras que eram cozidas, e depois comemos desfolhando-as com molho vinaigrette sendo que no final tínhamos o coração como recompensa.

    ResponderEliminar
  2. Também fica boa em Pizzas! Não sei se foi cozida antes, mas comi uma pizza com alcachofra no Oasis em Armação de Pêra, ficava mesmo bem!
    http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189113-d2339827-Reviews-L_Oasis_Pizzeria_Italiana-Armacao_de_Pera_Faro_District_Algarve.html#REVIEWS

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.