segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O nosso meatless dinner #28


Não é exactamente o meatless dinner mais criativo de sempre, no que toca aos ingredientes. Mas é o de certo o meatless dinner mais giro de todos. O post de hoje vai direitinho para os mandolina-aholics que andam por aí.



Há um montão de tempo que ando a namorar uma mandolina, uma específica, a da Börner. Comprei uma provisória no Continente, baratinha, mas aquela... aquela é que eu queria mesmo. Aproveitei a demonstração que estava a decorrer no Gaiashopping (até dia 4 de Outubro), vi tudo o que ela fazia, fiquei ainda mais fascinada. O pai, perante o meu ar "basbaque" a olhar para a mandolina, comprou-me! (sou uma mimada)

Logo, tinha que experimentar o meu novo brinquedo de uma forma única e diferente daquilo que vi na demonstração e daquela que estamos habitaudos. E a primeira coisa que me veio à cabeça foi: esparguete! E esperem lá, transformar legumes em esparguete, não é ideia de agora. Se isto funcionar, esqueço o spiralizer de vez. 

Não tem nada que saber: pegar na peça de picar fininho, colocar o legume na longitudinal e cá vai disto.






Como um post sobre laminar legumes bem fininhos não tem assim tanta piada, resolvi complementar os meus veggienoodles com um molho de tomate mais saudável. Quem se lembra daquele que fiz no forno? Na altura falei que existiam duas formas de fazer o molho de tomate caseiro mais saudável: uma era assando os legumes no forno e triturar no fim, outra era triturar tudo no início e deixar a apurar. Não triturei, mas piquei tudo muito fininho na mandolina (um dedo incluído, auch!)


Molho de tomate [desde os 12 meses]

1 cebola pequena picada finamente
1 dente de alho esmagado
3-4 tomates bem maduros
1 pitada de sal (opcional)
4-6 folhas de manjericão fresco
fio de azeite

Colocar os legumes e temperos numa frigideira/sertã anti-aderente. Convém que seja larga, para que a água do tomate evapore melhor. Quando levantar fervura, deixar cozinhar em lume brando. Assim que os sucos do tomate evaporarem e o molho ficar mais grosso, tirar do calor e temperar com um fio de azeite em cru. 


Quanto aos veggienoodles, coloquei noutra frigideira/sertã pincelada de azeite para suarem e amolecerem.



Misturei um pouco de esparguete integral para complementar e servi com ervilhas e brócolos. 





A L. adorou que eu tivesse transformado curgete e cenoura em massa. Acho que ela seria muito mais feliz se toda a comida pudesse ser convertida em alguma forma de massa. Vou pensar nisso...


P.S. Este post não foi pago nem patrocinado.

3 comentários:

  1. Acho que vou adorar tanto como a tua L. :) E obrigada pela dica, vou tentar dar um saltinho ao gaiashopping enquanto é tempo!!

    Adoro toda a ideia deste blog, se nunca disse, digo agora: parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Esse cortador é qual modelo?
    No site deles há varios...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.