segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Segunda Sem Carne mas com... #07


Sigo muitos blogs e gosto de todos, mas se há blog que me enche o coração de uma forma especial quando vejo que tem post novo é o da Vera, o eu, ele, a maria e o miguel. As fotografias dela, que contam mais que as palavras, as actividades que faz com eles, que inspiram qualquer mãe. 

Se bem se lembram, foi através da Vera que coloquei uma mesa pequenina na cozinha para as miúdas. Tem sido um sucesso, elas fazem tuuuudo lá! Tanto que a mesa começa a apresentar algum desgaste - os senhores-do-mobiliário-escandinavo-monte-você-mesmo não pensaram naquelas mesas para um uso exaustivo como o das minhas miúdas).

Deixei-me de coisas e coloquei à Vera o desafio de me mostrar um prato sem carne, que confeccionasse para a Maria e o Miguel, com mais dois dedos de conversa para a conhecer melhor. 


LC - Como surgiu o teu blog? Qual a mensagem que tentas transmitir?

Vera Agostinho, eu, ele, a maria e o miguel (VA) - o meu blogue surgiu quando nasceu a maria. quando deixei de ser empregada de mesa deixei também o blogue anterior, mas sentia falta de escrever. não tenho nenhum objectivo com o blogue para além de libertar esta minha vontade de escrever para os outros, mas tento ser sempre o mais honesta possível. a vida não é perfeita, mas temos de aproveitar tudo o que ela nos dá, todos os dias.


LC - Costumas oferecer refeições sem carne/peixe à Maria e ao Miguel. Tens alguma motivação/razão para o fazer?

VA - inicialmente foi porque o homeopata sugeriu dar 2 a 3 vezes por semana, depois passou a ser também por razões financeiras. a carne é cara. agora também nos habituámos a não comer muita carne. dar carne à maria é um desperdício, fica sempre no prato. às vezes comemos duas ou três vezes por semana, às vezes nenhuma. em vez de lhes dar porco prefiro dar feijão. quando nos apetece normalmente comemos frango ou os hambúrgueres que o pai faz e eles adoram. peixe nunca compro, o pai pesca com os amigos e tenho sempre peixe para lhes dar.


LC - Já conhecias as Segundas Sem Carne? O que pensas sobre o conceito?

VA - não conhecia, mas parece-me um óptimo conceito, sobretudo para as famílias que têm o hábito de a incluir na maior parte das refeições conhecerem alternativas.


LC - A nossa cultura está intimamente ligada à carne e ao peixe e há uma transmissão muito forte desse aspecto para as gerações mais jovens, do “tens que comer a carne toda para cresceres”. Achas que isso dificultará a disseminação das Segundas Sem Carne por cá?

VA - acho que não. é verdade que é uma questão cultural mas acho que há cada vez mais famílias a substituir a carne por outras proteínas. 


LC - Agora que participaste activamente nas Segundas Sem Carne do Na Cadeira da Papa, vais levar este hábito mais afincadamente daqui por diante?

VA - às segundas não garanto, porque não sou muito organizada e às vezes nem sei se é terça ou domingo mas sim, mas no nosso caso até podia ser mais as segundas-feiras com carne :)


No final da conversa toda, eu é que saí desafiada. Não disse nada à Vera, mas não gosto de caril! Aiii, posto isto, as meninas nunca comeram caril. Já me enchi de coragem e vou comprar caril, o primeiro frasco de caril a entrar na nossa casa (sou uma valente) e vou seguir a receita com todo o rigor, só pode sair bem! Também é o objectivo destes desafios e o mote de todo o blog: o de aumentar o conhecimento gustativo das minhas miúdas. 



Dahl (versão rápida)

azeite 
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de caril 
2 tomates sem sementes
coentros
1 caneca de lentilhas (laranjas)
3 canecas de água


refogar em azeite a cebola picada e o alho, juntar os cominhos e o caril. quando a cebola estiver transparente juntar o tomate e os coentros. quando o tomate tiver amolecido passar tudo com a varinha mágica [com pedaços de cebola eles não comem tão bem] juntar as lentilhas e cobrir com 3 canecas de água. temperar com sal e pimenta. quando as lentilhas estiverem cozidas está pronto, nós gostamos delas muito bem cozidas, quase papa. 


Pão Ázimo

para três medidas de farinha, uma medida de iogurte natural. temperar com sal e pimenta, amassar, fazer discos e colocar na frigideira sem gordura até dourar. [nós aqui usámos farinha de grão, mas pode ser com farinha de trigo] na fotografia parece uma coisa muito pouco apetitosa:) o molho está todo no fundo.



Pela cara da Maria, podemos assegurar um sucesso!! 

Mais logo trago-vos a nossa aventura nesta receita e a apreciação das raparigas cá de casa :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.