segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Na lancheira da escola #11

E cá vêm mais 5 lancheiras a somar às já 55 das últimas 11 semanas. 

Segunda-feira


A semana começou com um pão saloio e queijo, em forma de coração, com manga e iogurte. 


Terça-feira


Na terça a T. levou tangerina para um boost de vitamina C para as ranhocas persistentes e a L. pêra a pedido, pois agora anda numa que "não gosta" de tangerina. Estes "não gostos" são comuns nestas idades. Algo que comiam super bem, de repente "não gostam" a estratégia é não incentivar o "não gosto", aceitando como facto, mas mostrar que naquele dia, ou naquele momento, não lhe apetece comer aquilo e respeitar. Mais tarde, voltar a oferecer e o mais certo é aceitarem e "gostarem". Tostas de centeio para as duas, iogurte para a T. e leite para a L.


Quarta-feira


Um lanche totalmente à responsabilidade da L. e o orgulho que me dá quando ela diz: iogurte de colher, cereais pipoca (mas não os de bolinhas, arroz tufado, portanto) e manga. Sei que repetimos a manga de há 2 dias, mas não faz mal, foi a escolha da L.


Quinta-feira


Na quinta-feira levaram sumo de laranja natural com queques cozidos ao vapor. Quem segue a nossa página de Facebook viu que na quarta à noite experimentei cozer queques ao vapor, enquanto cozia sopa na liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica. Um verdadeiro sucesso e estes queques merecem ser aprimorados antes de serem publicados. Em breve receita aqui no blog. 


Sexta-feira


Na sexta, o lanche ficou preparado de véspera e deixei panquecas de aveia, usando a receita de crepes de aveia aqui do blog, iogurte e banana para a T. e maçã para a L.


Ando aqui a pensar e a matutar e vocês mais que ninguém talvez me pudessem ajudar. Os lanches de lancheira são um tema importante que gostavam de ver mais desenvolvido? Gostavam de receber mais dicas e receitas dedicadas a este formato de lanche? Digam-me de vossa justiça! 

18 comentários:

  1. Leonor, acho que sim ... o que as nossas crianças mais precisam é de lanches diferentes .. bem diferentes do trivial português.

    Acredito que somente assim começam, desde pequensa, a esta mais atentas ao difernte, a novas cozinas, novos sabores, formas, texturas e aromas.

    Venham os Hummus, os palitos de cenoura e pepino, as crakers de sementes, os scones de ervas ou de ultanas, as barras energéticas, etc.-)

    ResponderEliminar
  2. Olá :)

    Para mim são O TEMA, os lanches e os pequenos-almoços!!!! Ainda não consegui sair do iogurte simples ou com fruta e ou a papa e isso deixa-,me tão triste :(

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes lanches! Até para nós, adultos, são óptimas ideias. Por isso espero que continue a publicar e a dar novas ideias.

    ResponderEliminar
  4. Sim, sem dúvida!! É uma ideia fantástica! O meu G ainda tem 10 meses e leva sempre fruta ralada para o lanche da creche para evitar a papa, mas mais uns tempinhos e começamos a seguir as suas dicas! �� obrigada!!

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde! Apesar da minha filha ainda ter 8 meses, leio cada post seu e adoro as marmitas, ainda que sejam para inspiração futura, até porque ela fica com os avós, para já. Portanto, seja para mim ou para as 'mães papo-seco' onde concerteza me iria incluir, não fosse o seu blogue, acho ótimos estes posts!

    ResponderEliminar
  6. Já te disse num outro post que comecei a seguir o teu blogue por causa dos lanches. Eu não tenho muito mais ideias do que aquelas que apresentas. Tenho uma curiosidade, que cereais são esses pipoca? Onde costumas comprar? O pão que costumas enviar é pão de forma integral? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cereais pipoca são cereais expandidos ou puff. Há em lojas bio, no Jumbo também se encontra, lojas tipo Celeiro, etc. O pão é da padaria aqui perto. Normalmente compro do saloio para elas. Às vezes no pão o mais importante é o tipo de fermentação e não tanto os cereais integrais (que também são importantes, atenção). Com o pão saloio sei o processo de fermentação, que é mais longo e por isso, melhor.

      Eliminar
    2. Obrigada, já vi no site do celeiro, quando puder vou la passar e comprar.

      Eliminar
  7. Olá.
    Eu do outro lado do mundo acompanho a tua "jornada"... Por aqui, no meu de batata frita, bolachas e sumos, a lancheira da minha filha parece a mais esquisita(comida saudavel). Lol
    Bom, eu faço pão difetentes( com azeitona triturada, de pesto, de tomate seco, multicereais) e isso varia as sandwich da minha pequena (3anos).
    Iogurte liquido na "liquidificadora-que -aquece-bate-e-pica" ;). Uma caixinha com frutos secos, dos quais ela adora as passas (gold) e os pistachos.
    Fruta.
    Bolachas homemade.
    Estou sem mais opções. Ela não gosta de crepes e panquecas.
    Por vezes faço batido no final de semana para mim e ela pede para experimentar.
    Batido: pulverizo muesli multicereal com diferentes frutos secos, adiciono leite frio e papaia. Delicia.
    Obrigada por partilhares ideias de lanches saudaveis para nostras peq's!

    ResponderEliminar
  8. Ola! Ainda não cheguei a essa fase com o meu bebé, mas gosto sempre de vir ver a publicação dos lanches porque tenho receio de não conseguir variar o suficiente! :)
    Por isso, sim. Acho importante e gostava de ver mais dicas!
    Obrigada.
    Adoro este blog! <3

    ResponderEliminar
  9. Sim e Sim. Estas lancheiras são autênticas maravilhas e deixam muitas mães invejosas. Eu já experimentei algumas dicas e receitas e tem corrido muito bem por isso aguardo ansiosamente por novidades. Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro os lanches são sempre ideias giras e saudáveis. Já consegui implementar a fruta e a sandes cortadas com formas no lanche da minha pequena, e ela adora. Até na escola já comentaram que era tão fofinho 😍 E que ela chama as auxiliares para verem como quem diz o meu é mais bonito 😜. Tirei a ideia daqui é só tenho a agradecer. Eu gostava sim de receber mais dicas e receitas para o lanche. :) Bjinhos

    Ana Diogo

    ResponderEliminar
  11. Gostava muito ! Tenho de preparar 2 lanches diários para o meu filhote . está na fase que não gosta de nada :(

    ResponderEliminar
  12. Olá, conheci o blog porque o meu pequeno fez alergias severas a papas industriais...
    E agora sei que foi o melhor que podia ter acontecido, pois abri a porta a análise cuidada de tudo o que lhe dou e o mais natural possível.
    Começamos com as papas e scones e sim as ideias e ajudas com os lanches são fantásticas.
    "levo" muita coisa daqui. Parabéns pela partilha e trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto destes posts porque adapto as ideias aos pequenos-almoços. Os meus filhos, 2 e 4 anos, nem sequer têm lancheiras. Como trabalho em casa, prefiro ir buscá-los à escola logo a seguir ao lanche e, se for caso disso, lancham novamente em casa. Mas confesso que não incentivo muito essa prática, pois prefiro fazer o jantar mais cedo. O que fazes às aparas do pão? Aproveitas noutras receitas ou vão parar à tua barriga? :) Obrigada pelas boas ideias. Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ninguém pergunto! :) Como ou guardo para fazer pão ralado!

      Eliminar
  14. Para mim também são O tema! :) Eu não enviou para a minha filha o lanche para a creche mas apoio-me bastante nestes posts para o pequeno-almoço, para fugir às habituais papas de aveia e leite/iogurte! :)

    Obrigada pelo seu "trabalho" e por nos ajudar! :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.