terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Arroz de peru [desde os 7 meses] - agilizar as refeições da pequenada


A mãe tem sempre pouco tempo. 
A mãe gosta de cuidar e preparar refeições saborosas e nutritivas para a sua bebé. 
A mãe não quer passar os dias a descascar e preparar legumes para as refeições diárias da bebé. 
A mãe quer ideias para agilizar ao máximo o tempo despendido a preparar a comidinha da pequenota.

Esta mãe sou eu e acredito que seja também muitas de vós. Já falei num post anterior, este aqui, que faço uma preparação prévia das comidinhas, normalmente para 3 dias. Preparo o caldo de legumes e carne/peixe, e divido em caixinhas já com as doses separadas. Nos dias seguintes pego numa caixinha, aqueço e junto o hidrato que quero (farinha de mandioca, arroz, massa, etc). Não tem qualquer inconveniente, no fundo, é como guardar uma sopa. Pode não parecer, mas alterando um ingrediente, a variação passa a ser muita. 

Este fim-de-semana usei uma caixinha de caldo que tinha preparado com esta receita. Aqueci, juntei um pouco mais de água, adicionei 1 colher e meia de sopa de arroz e deixei cozinhar por 20 minutos, em lume brando, com o tacho tapado (mexendo ocasionalmente para não pegar e verificando a água). 



Eu sei, eu sei, o tempo é escasso para andar a saltar de post para post a ver receitas. Por isso, cá vai a receita para quem quiser fazer do zero.

Arroz de peru [desde os 9 meses]
(para 3-4 doses)

1 dente de alho
1/2 cebola pequena
1 chuchu médio
1 taça de abóbora aos pedaços
3-4 folhas de couve-coração
80-90gr de carne de peru

1 colher e meia de sopa de arroz agulha (para uma dose)
1 colher de chá de azeite extra-virgem (para uma dose)

Cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. Pretende-se um caldo bem concentrado de sabores. Dividir o caldo pelas doses pretendidas e deixar apenas uma no tacho. Juntar a colher e meia de arroz, levantar fervura, tapar o tacho e deixar cozer por 20 minutos em lume brando. Ir verificando a quantidade de água, para não queimar. 

Assim que esteja cozido, retirar do lume. Para bebés muito pequeninos, passar a totalidade ou alguns grãos de arroz com a varinha-mágica (foi assim que comecei com a L. e a T.). Em bebés mais crescidos, pode-se apenas desfiar a carne, e servir com os legumes aos pedaços para mastigarem. Juntar o azeite de servir. 


*Relembro mais uma vez que as indicações que descrevo na receita, são aquelas que nos foram dadas. Recomendo aos leitores que em caso de dúvida em relação à receita, que sigam sempre as instruções e recomendações do médico ou profissional de saúde assistente

8 comentários:

  1. Só uma dúvida , retira os legumes e a carne do caldo ou como fica mt desfeito fica mesmo assim?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai tudo junto :) mediante o tipo de legume e o tempo de cozedura, ficam mais ou menos desfeitos. :)

      Eliminar
  2. olá... uma questão... o meu filho come cerca de 200 ml de sopa, neste caso, e pelos ingredientes q a receita apresenta deve dar apenas para duas doses ou dá para mais? que quantidade de caldo separa para cada dose? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu guardo o caldo em boiões de 240ml e dá-me sempre para 3 boiões com as quantidades das receitas (e às vezes tenho de guardar um 4º boião só com água de cozedura).

      Eliminar
  3. Ola! Queria só fazer uma pregunta. Quando oferece ao seu filho o prato tambem lhe oferece a sopa? Ou fica só pelo prato? A minha filha é tao má para comer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Entre os 7 meses e os 12 meses, período em que ofereço este tipo de pratos ao almoço, não dou sopa antes. O prato é quase um dois em um, tem uma porção considerável de legumes, como numa sopa, mais o hidrato e a proteína de um prato. Depois dos 12 meses, gradualmente vou compondo a refeição com 3 pratos: um bocadinho de sopa, um bocadinho de prato e a fruta.

      Eliminar
  4. Parabéns pela sua iniciativa de partilha e obrigada por se dar ao trabalho ,ajudando outras mães. :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.