sábado, 21 de fevereiro de 2015

Caldo e sopa da T. para este fim-de-semana

Como expliquei aqui e aqui, preparo as refeições da T. para 3 dias, ao mesmo tempo um caldo para o almoço e um puré de legumes para o jantar. 

Deixo-vos hoje o que preparei para este fim-de-semana.

Caldo de coelho [desde os 7 meses]
(para 3-4 doses)


1 curgete
1/2 cebola média
1 dente de alho
1 chávena de abóbora aos cubos
8 couves de bruxelas
80-90gr de coelho (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)

Cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. No final dividir o caldo por doses para usar depois.

Caso seja uma daquelas mães robóticas, aproveite para cozer os legumes ao vapor na varoma. Se não for, faça numa panelinha ao lado do caldo.


Puré de couve-flor e feijão verde [desde o 6,5 meses]
(para 3-4 doses)

[Não tenho foto, porque me esqueci! Prometo ser mais atenta nestas coisas]

4-5 raminhos de couve-flor
1 cenoura grande
1/2 cebola média (o resto da do caldo)
6-7 vargens de feijão verde

Cozer os legumes aos pedaços na varoma ao vapor pelos mesmo 20-25 minutos do caldo, ou numa panela, caso não tenha a liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica. (será que o nome vai pegar?)

Não vou já desejar bom fim-de-semana que andam aqui uns aromas na cozinha e espero trazer coisas novas mais logo. 

5 comentários:

  1. Bom dia, conheci agora o seu blog. Parabéns tem tudo óptimo aspecto e dá vontade de experimentar tudo. Fiquei com uma dúvida: quando coloca a receita dos "caldos" não refere que depois de cozidos tritura os legumes. É mesmo assim. Fiquei curiosa? Obrigada é muito sucesso. Vamos continuar por aqui para nós inspirarmos pois o apetite por estas bandas é sempre pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por nos seguir :) Sim, não trituro nada no fim. Fico com uma água de cozedura com legumes a "boiar". Assim, quando cozo massa, arroz, ou outro cereal, os legumes mantêm-se aos pedaços, mas bem molinhos para a bebés mastigar. Existe um post em que explico todo esse processo, aqui fica o link.

      http://nacadeiradapapa.blogspot.pt/2015/03/arroz-de-coelho-desde-os-7-meses-do.html

      Eliminar
    2. Olá, ainda não tinha chegado a esse post...comecei a ler do inicio😉. Agora percebi. Já estou um bocadinho destreinada e como colocou a receita desde os 7meses achei cedo para mastigar...mas é uma excelente ideia. Cá por casa a sopa é sempre feita na liquidificadora-que-aquece-bate-pica e por isso estamos muito mal habituados a mastigar. Com a mais nova vai ser diferente. Muito obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. Que parte do coelho costuma usar? Recomendaram-me a perna e das aves o peito. Não costuma usar vitela ou borrego?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Costumo usar peito ou perna desossada. Não comemos carne de bovino cá em casa e borrego não é muito apreciada pelos pais, então não compro só para elas. Comem em ocasiões especiais fora de casa.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.