quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Esta semana Na Cadeira da Papa sugere...


Oiço (leio) muitas mães a queixarem-se "ah, parece que estou sempre a dar os mesmo legumes ao bebé", "ah, não sei o que fazer hoje para o bebé", "ah, se ao menos o meu bebé comesse torresmos não tinha que fazer a comida a parte". Por isto, e por muito mais, Na Cadeira da Papa dá ideias do que fazer para a sopa e pratinho do seu mais-que-tudo-pequenino. Só tem que ver, fazer e nem precisa de pensar! 

Esta semana a T. está a comer:

Caldo de frango [desde dos 7 meses]
(para 3-4 doses)




1 curgete
1/2 alho francês médio
1 dente de alho
1 chávena de abóbora aos cubos
4-5 folhas de couve-coração
80-90gr de frango (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)

Cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. No final dividir o caldo por doses para usar depois.

Caso seja uma daquelas mães robóticas, aproveite para cozer os legumes ao vapor na varoma. Se não for, faça numa panelinha ao lado do caldo.


Puré de alho francês e ervilha torta [desde os 6 meses e meio]
(para 3-4 doses)




(esta semana não me esqueci da fotografiazinha)

3 batatas médias-pequenas
1 cenoura
1/2 alho-francês
8-10 vagens de ervilhas tortas

Cozer os legumes aos pedaços na varoma ao vapor pelos mesmo 20-25 minutos do caldo, ou numa panela, caso não tenha robot de cozinha.

Esta semana pus água a mais na cozedura do caldo de frango com legumes. Aproveitei esse excesso e juntei aos legumes do puré do jantar. Nada se deita fora! Fica a ideia, para uma sopa com um pouco mais de paladar.

* imagem de abertura de http://www.sacredpregnancy.com/conscious-parenting/7-lessons-in-laziness-for-happier-healthier-moms/

2 comentários:

  1. Boa tarde:

    Descobri o seu blog e estou viciada!!! A minha bebé tem 7m e vou começar a testar as receitas. Tenho duas dúvidas: para que serve o caldo? Os legumes do puré faz na varoma para poder cozer ao mesmo tempo que o caldo, é isso?

    Obrigada e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, cozo legumes no copo com carne ou peixe, e legumes na varoma. Os legumes do copo, com a água divido em doses, para depois juntar pão, para fazer açorda, ou farinha de mandioca para fazer farinha-de-pau, ou mais tarde, arroz, massinhas, cuscuz, etc, para comer ao almoço. Os legumes da varoma, trituro em puré, para comer ao jantar. :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.