quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mãe robótica e as refeições da T.


Sou uma mãe robótica. Daquelas mães de hoje em dia que têm um robot de cozinha, à falta de melhor designação! (acho que liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica não seria tão apelativo)

Pois bem, tenho um desses bichos na minha cozinha e custou-me a reconhecer no início o jeitão que me dá. Mas, vivi muitos anos sem bichezas dessas e estou aqui benzinha.

Por norma, não referencio o robot de cozinha nas minhas receitas, apesar de o usar bastante. Antes de ele existir, usava a bela da panelinha e as coisas faziam-se de igual modo.

Hoje vou-vos falar do quanto usufruo desta bela invenção do homem, na preparação das refeições da T. Ah, pois, porque ela não come só massinhas, e cuscuz, e farinha de pau. Ao jantar também come puré de legumes. Cozinho 3 vezes por semana especificamente para a T. (tirando o aquecer do caldo e juntar o hidrato). Ora, a semana tem 7 dias, 7 dias, 14 refeições, se só preparo caldos e purés para 3 vezes... as contas não batem certo. Pois bem, vou-vos explicar tudo já a seguir, acompanhado de 2 receitas, uma de caldo, e outra de puré de legumes. 


Caldo de legumes e pescada [desde os 8 meses]
(para 3-4 doses)



1 taça de abóbora aos cubos
1 dente de alho
1/2 cabeça de brócolos (só a flor)
1 chuchu
1/2 cebola média
80-90gr de peixe (ou a quantidade que o profissional de saúde recomendar)

Mais fácil não há! Colocar tudo no copo do robot, com água pelo nível dos legumes. O peixe cozer à parte, para escolher de espinhas (ou numa panela ou ao vapor no robot)




Mas esperem!! Não ponham já o bicho a trabalhar! Vamos optimizar este tempinho e tratar já da sopa da noite.

Puré de couve lombarda [desde os 6,5 meses]
(para 3-4 doses)



1/4 de couve lombarda
3 batatas médias
1/2 cebola média
1 cenoura
1 talo de brócolos (que sobrou do caldo)

Colocar os legumes na varoma (palavrão para tabuleiro do robot na gíria das mamãs robóticas), cortados em pedaços pequenos, para cozerem ao vapor.



(ali está o talo de brócolos cortadinho)

Coloca-se a varoma em cima do copo tapada com a tampa. Programar o robot para 25 minutos, temperatura varoma, velocidade colher ou 1 (depende do bicho robot).


No final de tudo, distribuir o caldo por copinhos... (reservo sempre um copinho só de caldo, para juntar ao restante se necessário)



...colocar os legumes da varoma no copo limpo, juntar um bocadinho de água, se necessário, e triturar em puré, em velocidade progressiva do 3 ao 9, durante 1 minuto.




Faço este esquema a cada 3 dias, o que perfaz cozinhar 2 vezes por semana, mais 1 vez para o prato de ovo, que faço unicamente uma dose nesse dia. 




7 comentários:

  1. Ora, eu também sou uma mamã robótica. O que não me tinha lembrado era de fazer o puré na varoma enquanto fazia o caldo no copo... Isto poupa imenso trabalho! É uma ideia tão básica mas que nunca me tinha lembrado. Obrigada. Hoje á noite já vou fazer isto!

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa! Não tem que agradecer. Para mim também não foi imediato :) E mais lhe digo, já fiz o caldo da T. no copo, a sopa da noite da T. na varoma e ainda coloquei legumes para uma sopa da L. no tabuleiro! Uma verdadeira economia de tempo, energia e trabalho. :)

      Eliminar
    2. Tenho experimentado as suas receitas e o Salvador adora =) também sou uma mãe robótica Lol Tenho feito os legumes no copo mas esta ideia é muito boa para obtermos a consistência certa. Costumo fazer no copo uma base com poucos legumes. Na varoma (1º andar) um papelote grande com fruta cortada. No 2º andar da varoma: um papelote com carne cortada em pedacinhos + um legume; noutro papelote: peixe cortado em pedaços + outro legume. No final divido a base em duas partes e trituro separadamente, fazendo sopas de carne e de peixe. Depois de lavado copo, trituro a fruta. Com a separação em papelotes, os sabores não se misturam.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Os das fotos especificamente são de 240ml, mas existem copos de 180ml.

      Eliminar
  3. Bom dia LC!
    Tenho um dúvida: Este puré de couve lombarda dá para acompanhar algum prato? Ou é tipo sopa? Trouxe da terra couves lombardas e gostava de as gastar! :)

    Obrigada pelas dicas e pelo seu blog!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.