quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nuggets de frango


Quando comprei a sêmola de milho para as papas da T., procurei na embalagens dicas de preparação. A única receita que continha era de nuggets de frango. Para se sincera, nem me lembro bem dos ingredientes, nem da orientação da receita, mas fiquei a matutar sobre o assunto. Depois de confeccionar as papas, percebi que a sêmola cozinha muito rapidamente, o que seria ideal para fazer uma crosta panada, como nos nuggets.

Como contei ontem na nossa página do Facebook, a L. pediu-me que trouxesse do supermercado tomates e alface -a alface estava muito ranhosa, nem peguei, os tomates trouxe um cacho bem bonito. Para a L. tomates são os tomatinhos cereja, os tomates convencionais são "tomatinhos gigantes" (ler com os braços a abrir no ar e com ênfase no *aaaantes). Já sabia que assim que ela visse o tomate no prato, não iria comer mais nada, por isso achei que seria uma boa oportunidade de experimentar os nuggets e de uma forma divertida ela comer proteína e hidrato. E são livres de glúten!

Fui muito prática na preparação destes nuggets, e tratei de tudo, enquanto dava o banho às miúdas. 

Nuggets de frango [desde os 12 meses]
(para uma dose e meia - um adulto e uma criança)

Para a marinada:
1 peito de frango médio, ou 2 pequenos

sal q.b
pimenta q.b.
alho em pó q.b.
1,5 chávena de leite
sumo de um limão

Para panar
3 chávenas de sêmola de milho (uma num prato e duas noutro)
1 ovo grande batido
2 colheres de sopa de queijo parmesão
1 fio de azeite

Começar por cortar o peito de frango aos pedaços pequenos. Com o frango numa taça, temperar de sal, pimenta e alho em pó, e regar com o leite e o sumo de limão. Deixar marinar - não precisa de muito tempo, eu só deixei uma meia hora e o frango estava muito saboroso, mas quanto mais tempo, mais sabor ganha.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Preparar 3 pratos: um com uma chávena de sêmola de milho, outro com o ovo batido, e outro com duas chávenas de sêmola de milho e o queijo parmesão bem misturados. Passar os pedaços de frango pela sêmola de milho, o ovo batido e por fim a mistura sêmola de milho e queijo parmesão.

Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente, colocar os nuggets a alourar de ambos os lados e passar para um tabuleiro de ir ao forno (muito rápido de 30-60 segundos de cada lado). Colocar no forno para terminar de cozinhar durante 10-15 minutos (dependendo do tamanho dos nuggets). 



O frango fica suculento, nada seco, mesmo sendo do peito. A crosta fica com uma textura interessante, com alguns grãos mais proeminentes, mas no geral muito macia e crocante ao mesmo tempo. O queijo parmesão faz a diferença no sabor da crosta, garanto-vos. 

Desenganem-se com o tamanho deles no prato da L., o pedaço de frango era pequeno (do tamanho de um polegar dela), a crosta de sêmola é fica muito espessa, e por isso substitui o hidrato no prato. 

Eu tive sérios problemas em parar de os comer! A L. gostou, mas tudo o que lhe puser no prato ao lado de tomate, vai sempre parecer desinteressante.

3 comentários:

  1. Olá Leonor! Estou a pensar fazer esta receita na próxima semana, mas será mesmo preciso usar a sêmola de milho? Não costumo usar e se comprar talvez seja mesmo só para esta receita... Há alguma coisa que possa substituir?
    Quanto ao leite, a minha não bebe ainda de vaca, fará mal colocar na marinada? Que leite usou?
    Obrigada e um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode usar pão ralado em substituição :) Se não tiver, basta torrar um pãozinho que tenha aí por casa, e triturar na picadora. Eu é que tenho sêmola de milho sempre, que uso para outros pratos, como pode ver no blog. Na marinada, pode colocar um leite vegetal, por exemplo, de aveia, ou arroz, ou similar, mas não é fundamental, apenas ajuda a difundir melhor os sabores. Se temperar bem os pedacinhos de frangos e massajar com as mãos, deixando depois repousar, os sabores ficarão lá. :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.