sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O puré de batata mais fofo, mais rápido e mais fácil de fazer


Quem é que não gosta de puré de batata? Hmmmm... e num belo empadão? É das melhores recordações gastronómicas que tenho. Tão certo como amanhã ser dia, quando era pequena, se a minha mãe me perguntasse o que queria para comer, eu respondia puré de batata, ou empadão com puré de batata (que em minha casa também se faz com arroz).

Mas o puré de batata TINHA muito que se lhe dissesse (tinha, já não tem, ou não terá dentro de 30 segundos). Aquilo era uma trabalheira descomunal. Descascar batatas, cozer batatas, passá-las no passe-vite, por essa altura já estavam frias, colocar na panela, juntar manteiga e leite, pimenta e noz moscada, mexer para não se pegar, e voi lá! Percebe-se agora porque só comemos puré de batata quando o rei faz anos!

Pois certo dia, uma tia minha, irmã da minha mãe, que vivia perto, revolucionou a forma como passámos a fazer puré de batata lá em casa. A minha mãe é daquelas pessoas super tradicionalistas no que toca à culinária. Se a avózinha dela já fazia assim, era assim que se devia fazer. Gosta pouco de inventar, e normalmente quando as coisas que ela sabe fazer à mão são comparadas com as de compra ou feitas por um robot de cozinha, a versão dela é sempre melhor. Por isso não me espantou, que naquele belo dia, a minha mãe não tenha cedido de imediato à fantástica revelação da minha tia. Mas para terem a noção, depois de experimentar, o passe-vite desapareceu lá de casa, tal foi o fascínio pela nova técnica.

Pois vamos lá a isso (quase que sinto que estou a revelar o Santo Graal). Descascar batatas, não consigo facilitar esta etapa, tem que ser caros amigos, tem que ser. Enfiar as batatas descascadas para dentro de uma panela com água temperada de sal. Assim que estiverem bem cozidas, escorre-se a água, mas não se tiram as batatas de dentro da panela. Pega-se na batedeira (!!!!), sim, a dos bolos. Não, não é a varinha-mágica, é a batedeira mesmo, com as varinhas de bater os bolos e as claras em castelo. Não, não são as varinhas de amassar pão. Essas mesmo de fazer chantily! Então, pega-se na batedeira, desfaz-se as batatas com a batedeira, junta-se manteiga e um bocadinho de leite e vai-se batendo. Junta-se mais leite consoante a consistência que se desejar. Tempera-se de pimenta e noz-moscada, rectifica-se o sal e já está! A batedeira dá algo ao puré de batata que a minha mãe fazia vigorosamente à mão com a colher se pau: incorporar ar! O puré fica fofo e macio, para mim fica perfeito.

Experimentem, vão ficar rendidos, prometo! E vão passar a fazer puré de batata mais vezes. 

Como não podia faltar, deixo uma sugestão com puré de batata que fiz hoje para jantar: empadão de peixe.



A camada de baixo são legumes salteados (curgete, cenoura e ervilha de partir), no meio peixe cozido, e por cima o puré de batata. Cobri com ovo batido, mas também combina bem polvilhado com queijo (queijo da ilha, então...).

15 comentários:

  1. Excelente :D para a próxima já vai com a batedeira embora eu tenha um pisa batatas que é tão bom como o pass-vite mas assim melhor ainda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É excelente! A batedeira incorpora ar e deixa o puré mais fofo :)

      Eliminar
    2. Eu faço sempre com a batedeira ...

      Eliminar
  2. Tenho de experimentar. Por aqui há passe vite elétrico, mas se assim ficar melhor, é assim que se passa a fazer :-)

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem fiz purê na minha Bimonstra (como é carinhosamente chamada) e também fica excelente!! Junto com a cozedura das batatas juntei uma cenoura e assim o purê além de delicioso fica com uma cor bonita ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bimonstra é uma boa alcunha :D mas liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica é bem mais fácil de dizer... (not! :P) Acredita que já tem 300 receitas (não tantas, praí umas 5 ou 6) diferentes de puré no robot de cozinha, e nenhuma saiu boa?

      Eliminar
  4. Uma amiga minha faz assim: refogar meia cebola em azeite, juntar batatas cortadas em cubinhos, temperar com sal e noz moscada e cobrir com leite. Deixar cozer em lume brando. Passar com a varinha mágica. Fica um bocado mais mole do que a receita tradicional, mas muito saboroso. É capaz de resultar na bicoisa, mas não sei que não tenho disso.
    Outra sugestão é, já que vais sujar a batedeira, bater primeiro duas claras em castelo, depois fazer o puré como manda a tia, no fim juntar-lhe as gemas, queijo ralado e incorporar as claras. Uns minutos no forno e tens uma espécie de souflé mais consistente que, acompanhado de uma salada, faz um meatless dinner.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia dos ovos batidos parece-me ótima!! :) :) Já o refogado, conseguimos o mesmo nível de sabor, se cozermos a cebola com as batatas, com o benefício que fica mais saudável :)

      Eliminar
  5. Aqui seguiram-se os passos todos e... voilá. Ficou um puré super fofo! No geral ficou um empadão daqui (com escreve a LC mexendo no lóbulo da orelha) !

    ResponderEliminar
  6. Esta receita dá para bebes de 18 meses? pimenta e noz moscada? manteiga?
    obrigada
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é bem uma receita, é uma dica. O puré de batata é um clássico na cozinha :) Se quiser fazer para um bebé pequeno, deve temperar e utilizar os ingredientes a que este estiver habituado.

      Eliminar
  7. Também já faço com a batedeira hacuns meses largos o puré. E ainda há 15 dias dei essa dica a uma amiga. Ela ficou, "batedeira de bolos???". Fica mesmo muito fofo :)
    O meu filho (20m) adora! Tb faço com noz moscada e manteiga :)

    ResponderEliminar
  8. Boa!!! Costumo fazer com a varinha e junto meia beterraba na cozedura das batatas. O puré fica cor de rosa e o sabor não altera ;) A minha Amélia (2A) adora.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.