terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Panquecas de banana e maçã [desde os 9 meses] - Dia da Panqueca


Hoje é terça-feira de Carnaval, em muitos países celebrada como Dia da Panqueca. Lembro-me vagamente de comemorarmos o Dia da Panqueca na minha escola primária, com a professora de Inglês, mas nunca me lembrei em que dia, nem sequer que altura do ano se tratava. Ontem, assim só por acaso, o meu mural de Facebook recheou-se de imagens, receitas e hashtags alusivos a este dia. Como podia passar ao lado sem comemorar?

Resolvi procurar uma nova receita de panquecas e recorri a um blog que já havia falado aqui: My Lovely Little Lunch Box. Adoro tudo no blog, as receitas, as fotografias, as ideias e dicas. Encontrei uma receita de panquecas de cenoura, maçã e passas, onde me inspirei para criar a minha receita de panquecas de banana e maçã. 

Para começar, tirei tudo o que eram as especiarias que a Kayla coloca na receita. Sou uma "cozinheira" mais devota dos sabores naturais dos alimentos e das suas combinações. O que não quer dizer que não use especiarias ou temperos. Uso (já viram que sim). Mas vamos começar com uma base simples e depois, se vir necessidade, acrescento o que for preciso. Depois surgiu-me um problema: o ovo. Já todos conhecem o meu drama com o ovo. Tinha que substituir, por todas as razões e mais algumas. Há uns tempos li algures que podia substituir um ovo por uma banana, que a nível de consistência nas massas que seria muito idêntico. Tinha que experimentar. Bom, se ponho banana, posso roubar ao açúcar... e não pôr açúcar nenhum? Done! Vamos passar o iogurte grego para o iogurte que a T. come, tirar o leite, e... ups, não tenho cenouras... bom, ponho o dobro da maçã! Tiro daqui as passas, reduzo a receita para metade, é que 12 panquecas, são muitas panquecas!

E assim nasceu a receita de panquecas de banana e maçã. Minha gente, são ótimas!! A T. devorou a dela, enquanto fiz uma para mim. Como é possível? 

Panquecas de banana e maçã
(para 5-6 doses)



1 banana
1 maçã
1 iogurte natural
3/4 de chávena de farinha com fermento 
1 colher de café de fermento para bolos

Triturar a banana e a maçã em puré e misturar o iogurte até obter uma textura homogénea. Juntar a farinha e o fermento e mexer bem.

Numa frigideira anti-aderente limpa, ou pincelada com azeite, em lume brando, colocar colheres da massa e deixar cozinhar bem de cada um dos lados (aproximadamente 2 minutos de cada lado). Se começar a notar que a massa fica em tom rosa/laranja, não se assuste, é a maçã a oxidar, mas sem problema. 

Comer simples (que são tão boas) ou acompanhar com doce, compota ou mel (isto para os mais crescidos).




Parece que alguém gostou muito!

12 comentários:

  1. Olá,

    Dás as panquecas como lanche ou só como snack? Achas que é errado dar como sobremesa no final das refeições assim, só de vez em quando?

    Obrigada.
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Já as dei nas 3 vertentes que fala! Fiz com intenção de lanche, já complementei com iogurte ou leite. Já dei como snack, mas aí só dei meia panqueca, e até já dei como sobremesa, depois da sopa e da fruta, também só meia panqueca. Acho que são muito versáteis, por terem fruta e cereal. :)

      Eliminar
  2. Olá Leonor, que tipo de iogurte usou? Especifico para bebés?

    ResponderEliminar
  3. Hoje fiz uma receita que vinha na revista do pingo doce em q levava farinha e flocos de aveia...ficaram boas mas n davam para 10 pessoas lol hei-de experimentar estas ;)

    ResponderEliminar
  4. Gostava de experimentar estas panquecas mas como dão para várias doses gostava de saber se ficam boas para comer depois ou se o ideal é comer na hora. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode comer depois. Recomendo guardar numa caixa fechada, para não secarem.

      Eliminar
  5. ola boa tarde
    qual a medida exata da chávena ?
    pois qd diz 3/4 de chávena de farinha n sei ao certo o tam.usado na chávena
    mt obrigada

    ResponderEliminar
  6. ola boa tarde
    antes de mais parabéns pelo blog
    tenho uma duvida qd se refere a 3/4 de chávena por ex. qual o tamanho correspondente a chavena
    mt obrigada

    ResponderEliminar
  7. Boa noite! Experimentei pela primeira vez esta receita. Ficaram massudas, como se estivesse a massa crua. Fica assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumam ficar mais para o fofo. Como cozinhou? Em lume médio por 3-4 minutos cada lado?

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.