sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Papa de aveia e manga [desde os 6 meses]


Esta história da alimentação saudável já tem algum tempo (meses) cá em casa. E a pobre L. já sofreu as consequências das minhas "paranóias". Ora vejam lá, se tem algum jeito dar papas caseiras a uma criança de 2 anos, que desde os seus 6 meses que come de compra? Tem. Mas o sucesso, isso é outra história. Digamos que os senhores das grandes marcas de papas encontraram a receita perfeita, para viciar o paladar das nossas crias de tal maneira, que rejeitam qualquer tentativa semelhante, feita pela sua querida progenitora. Conspiração, sem qualquer fundamento, diga-se de passagem. Pois a primeira vez que dei uma papa caseira à L., depois da primeira colher disse-me "da outra papa, mãe". Bolas. Comi eu, e era divinal!! Desisti (enverguei por outras alternativas) e decidi que a T. seria habituada mais cedo às maravilhas das papas caseiras.

A T., essa aspirante a Matt Preston, a história é outra. Já é a 2ª papa caseira que come, não se lambe com a mesma satisfação que as de compra, mas já é um principio - também cuspia o iogurte todo, e agora até bate com os pés na cadeira da papa para o comer.

Estas papas faço no robot de cozinha, por isso, perdoem-me as mães não robóticas, mas nunca experimentei na panelinha. Podem experimentar dizerem-me como correu e se as medidas funcionaram. 


Papa de aveia e manga [desde os 6 meses]
(para uma dose de 250ml aproximadamente)



120gr de manga (meia manga, mais ou menos)
30gr de flocos de aveia (3 colheres de sopa bem cheias)
120gr (ml) de água 

Colocar no copo do robot de cozinha a manga, os flocos e a água. Programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.

Caso o bebé seja muito pequenino, recomendo triturar a papa no fim para ficar sedosa. Se já for crescido, pode-se servir logo, ficam pedaços de flocos e manga, para mastigarem.

Pode-se utilizar leite materno ou leite de fórmula do bebé na confecção da papa. Neste caso deve-se reduzir um pouco na água (para 60-80ml), para ficar uma papa grossa, e ajustar a textura com a quantidade de leite que desejar.



Eu provei, estava tão, mas tão boa! Sobraram 2 colherzinhas para mim (ena!!!), mas só porque é uma porção muito grande para um bebé, mesmo a traga-bolas da T. 




12 comentários:

  1. E se juntasses 1 colher de papa de compra e menos uma de aveia?? Para os bebés que não aceitam bem as caseiras ajudava se calhar...

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ideia sim. Felizmente a L. já vai preferindo iogurtes com pão, ou leite com pão, e mesmo cereais com menos açúcar, em vez das papas. :) mas hei-de experimentar! Obrigada pela sugestão.

      Eliminar
  2. Adoramos estas papas, obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Ola
    e para quem n tem robo de cozinha?
    coze- se a aveia primeiro e dps tritura- se c o resto dos ingredientes?
    obgada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem robot de cozinha é exactamente igual: num tacho junta a aveia, a manga e a água, e deixa-se cozer por 10 minutos. No final pode juntar leite e triturar.

      Eliminar
  4. Olá, estou a adorar as suas receitas! O meu pipoca tem quase 3 meses, e eu já ando a pesquisar umas receitas. gostaria de lhe dar papas caseiras. O filhote vai para a creche, por isso terei que fazer em casa e ele leva no dia seguinte. Mas como faço? É para comer fria ou quente? Se quiser juntar LM, junto em casa, ou na hora de dar? Será que ficará boa se comer no dia seguinte? Desculpe tantas questões, mas estou mesmo interessada em fazer, mas estou com algum receio...Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá! São questões que me fazem com frequência e que já tentei estudar alternativas, mas sem sucesso. A conservar, deverá ser só o cereal cozido, pois com o leite misturado, não sei como será em questões de conservação. Tem a questão da consistência, pois o cereal cozido tende a ficar mais rijo consoante arrefece. Se misturar o LM em casa, não pode ser reaquecido, nesse caso será sempre recomendado misturar na hora de dar e com a papa na temperatura devida. Desculpe não poder ajudar mais, ando a tentar solucionar essas questões para muitas leitoras, mas sem sucesso. :(

    ResponderEliminar
  6. Olá Leonor, costuma demolhar a aveia antes de fazer as papas? Sandra pedras

    ResponderEliminar
  7. Olá Leonor, costuma demolhar a aveia antes de fazer as papas? Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Olá Leonor, quanto tempo se deve demolhar a aveia?

    Adoro as receitas! Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o tempo que se conseguir é benéfico, mas entendo que às vezes é difícil de gerir as coisas nesses sentido. Pelo menos 2h seria o ideal.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.