sábado, 28 de fevereiro de 2015

Papa de aveia e pêra [desde os 6 meses]


Encontrei aqui nos armários da avó flocos de aveia e resolvi fazer uma papa de aveia e pêra para o lanche da T. 

Aqui em casa dos avós não há liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica. Tive que pela primeira vez fazer as papas no tachinho ao "lume". Algumas leitoras que já fizeram, deixaram-me algumas recomendações que segui religiosamente. 

Papa de aveia e pêra [desde os 6 meses]
(para uma dose de 250ml aproximadamente)

1 pêra (aproximadamente 100-120gr)
30gr de flocos de aveia (3 colheres de sopa bem cheias)
120gr (ml) de água (meia chávena)




Levar o tacho com os 3 ingredientes ao lume. Quando levantar fervura diminuir e deixar cozer em lume brando por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Para bebés ainda muito pequeninos triturar com a varinha-mágica, para bebés mais crescidos é só servir.

Pode-se utilizar leite materno ou leite de fórmula do bebé na confecção da papa. Neste caso deve-se reduzir um pouco na água (para 60-80ml), para ficar uma papa grossa, e ajustar a textura com a quantidade de leite que desejar.




Comecei por colocar apenas 60gr de água, mas acabei por adicionar mais, pois a papa engrossou rápido e os flocos de aveia ainda não estavam cozidos.

Também, habituada ao robot de cozinha, cortei a pêra em pedaços grandes, devia ter cortado em cubinhos mais pequeninos, para se desfazerem com a cozedura e não ter que usar a varinha-mágica. 

Para a versão robot de cozinha, consulta a receita de papa de aveia e manga.

18 comentários:

  1. Hoje fiz para o meu piolho comer ao lanche. Ele gostou! Claro que não comeu tudo - só comeu 1/3. Será que dá para reduzir quantidade de aveia? Se sim, como é com a água e o tempo de cozedura no robot-que-só-não-descasca-os-legumes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou :) Eu penso que sim, reduza a quantidade de aveia. A proporção que eu faço, mais ou menos é que a totalidade da fruta juntamente com a água, ronde mais ou menos 8-10 vezes a quantidade de aveia. Quanto ao tempo, eu colocaria os mesmos tempos da receita, pois é o tempo que leva a cozer a fruta e a aveia, seja muito ou pouca. Só se aumentasse a quantidade, é que recomendaria aumentar mais um pouco.

      Já agora, adorei a sua designação do robot de cozinha! :D

      Eliminar
  2. Olá! estou bastante curiosa em experimentar a papa de aveia, mas surge-me uma duvida. O meu bebé está numa ama e eu teria de preparar o lanche (a papa) no dia anterior. Será que fica boa se assim for? poderá ser dada fria? ou terá de ser confeccionada e dada na hora?
    Obrigada pela atenção
    Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É uma pergunta que me fazem com frequência. Eu faço sempre para comer na hora. Diria que os flocos de aveia cozidos com a fruta, aguentam um dia cozinhados, sem leite. Depois pode-se adicionar o leite quente para ajudar a amornar a papa, por exemplo. Uma ideia que ando há um tempo para pôr em prática (agora que me lembro, talvez faça hoje/amanhã), são as overnight oats, em que os flocos de aveia "cozem" num líquido ou iogurte durante a noite, comendo-se no dia seguinte. :)

      Eliminar
    2. Eu faço de um dia para o outro para levar para a cresce e fica bom. Quando está pronto coloco num fraco de vidro fecho e viro ao contrário para ganhar vácuo. Depois de frio guardo no frigorífico.

      Eliminar
  3. Como fazemos com leite materno visto que não se pode ferver?Cozemos em água e juntamos o leite no fim? Vou começar com a introdução de sólidos no meu pequeno G de 6 meses e as papas compradas estão praticamente fora de questão, até porque tenho bastante leite congelado e queria aproveitá-lo para a sua confeção. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O leite materno é adicionado no final. Os flocos de aveia são cozidos com menos água, para que no final, ao juntar o leite materno, a papa mantenha uma boa consistência. :)

      Eliminar
  4. Boa tarde.
    No caso de leite adaptado adiciono o leite constituído ou em pó?
    Se fizer a papa no dia anterior coloco no frio mal a faça ou deixo arrefecer?
    Adicionando o leite vai passar a ter mais que 250ml?
    Quanto tempo deverá aguentar um bebe de 6 meses comendo metade dessa receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      - Se usar leite em pó tem duas alternativas (já experimentei as duas): pode colocar a quantidade de água total que indico na receita (120ml), e depois juntar o leite em pó, as colheres que desejar, ou reduzir na água (60ml), como digo na receita, e juntar o leite constituído (leite em pó + água). Pela minha experiência a primeira hipótese aguenta mais leite em pó que a segunda.
      - Eu costumo guardar a comida no frigorífico ainda quente, não deixo arrefecer à temperatura ambiente. Nunca guardei papa, mas faria como disse em cima: guardaria quente.
      - Se puser a água toda da receita e o leite em pó, ou reduzir na água e juntar o leite constituído, dará sempre à volta dos 250ml de papa.
      - Não sou muito dada a quantidades, ofereço até o bebé estar saciado e espero que aguente pelo menos 2h30 a 3h. Mas nisto das refeições, nada é matemático :)

      Eliminar
  5. Olá �� também se pode utilizar farelo de aveia? Também é necessário cozinhar junto o farelo ou adiciona-se a fruta já cozida? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nunca usei farelo de aveia, não sei como resultará. Mas como digo sempre, é uma questão de experimentar :)

      Eliminar
    2. Olá. ..cozi junto e não resultou muito bem ...na próxima junto depois da fruta já estar cozida para ver como fica ; )

      Eliminar
  6. Bom dia
    Quando fala em demolhar os flocos de arroz por exemplo, é quanto tempo?
    Eu tenho feito flocos de aveia com flocos de arroz e nunca demolhei.... :(
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O máximo que conseguir. Sei que às vezes é difícil planear estas coisas com antecedência. O ideal são cerca de 2h. Mas se não demolhar não é grave, simplesmente demolhar é melhor do que não demolhar :)

      Eliminar
  7. Amanha já tenho a minha bimby:)

    Com gosto conheci aqui o teu cantinho e fiquei logo encantada com esta receita, já perdi 50 quilos e papas de aveia é sem duvida uma refeição fantástica ate para as crinaças a fruta e uma otima opçao de forma adoçar e noa haver necessidade de açuxar:)

    Beijinhos
    vou ficar a seguirte:)

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá... uma ajuda que me estou a aventurar nestas papas caseiras. Os flocos de aveia têm de ser demolhados antes de colocar no mega-robo? é que eu retirei do pacote diretamente para ferver os 10 mn... não percebo nada disto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não faz mal usar directamente do pacote, mas é mais benéfico demolhar, pois elimina mais fitatos dos flocos.

      Eliminar
  9. Olá!!! Posso fazer com outras frutas, além da pêra??? Fiquei curiosa para testar a receita!! A minha MT tem 9 meses e além de comer de tudo, mama bastante! Decidi que comidas prontas e leite de vaca não entraria no cardápio dela (considerado que tenho intolerância a lactose)!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.