quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Queques de banana e aveia [desde os 9 meses]


Hoje há muito a comemorar: o blog completa 3 semanas de existência, ultrapassou as 3000 visualizações, e ainda, já passámos os 1000 likes na página do Facebook. Posto isto, hoje tinha que sair receitinha especial, e esta é dedicada aos bebés aí de casa. Não impede que os crescidos também comam (eu que o diga). Mas estes queques são especialmente pensados neles, e na minha opinião não enchem barriga de guloso. Talvez com uma cobertura façam o jeito. Já a minha pequena Matt Preston devorou 2!! Assim do nada... era suposto ser um snack da manhã, não um banquete, pequena T.

Vou-me deixar de conversas e passar à receita!

Queques de banana e aveia [desde os 9 meses]
(para 4 queques)



1 banana (bem madura)
1 pêra
1/2 iogurte natural
1/4 de chávena de farinha com fermento (e ainda adicionei 1 colher de chá de fermento para bolos)
1 colher de sopa bem cheia de flocos de aveia

Pré-aquecer o forno nos 180º. Triturar a banana com a pêra e juntar o iogurte. Quando obtiver uma mistura homogénea, juntar a farinha e os flocos picados ou pulverizados no robot de cozinha. Também se pode usar os flocos inteiros, os queques ficam com mais textura. Misturar tudo muito bem e dispor em forma própria para queques. Deve-se usar forma de papel, ou untar bem a forma com manteiga ou óleo, pois como a massa não tem gordura, a massa pegará à forma (mesmo as de silicone).




Colocar no forno e deixar cozer por 20 minutos.



A T. A-MOU! Queria só lhe dar um, mas ela pegou logo noutro. E como hoje é dia de festa, nem comeu na cadeira da papa. Eu também comi um e são ótimos! Para os mais crescidos, recomendo um pouco de açúcar ou canela, acho que ficarão muito bem. Para os pequenotes, ficam ótimos só assim.








15 comentários:

  1. Olá,
    Conheci hoje este cantinho, e estou deliciada! :)
    Estou já a "roubar" algumas receitas para experimentar na "cliente" mais difícil de todas: a minha filhota de 2 anos e meio que só come quando lhe apetece e, invariavelmente, arroz, massa, batatas fritas ou frango assado! Tudo o resto nega!
    Vou estar atenta a cada linha!

    Grata pelas partilhas,

    **rita

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Fiz no fim‑de‑semana com maçã em vez de pera (não tinha) e foram aprovadíssimos! Pelo Afonso e pelos amiguinhos da escola.
    Obrigada pela receita,
    Filipa

    ResponderEliminar
  3. Em vez do iogurte será possível coloc outro ingrediente? é que o meu bebé só bebe leite da mamã...

    ResponderEliminar
  4. Olá! Pode substituir por um leite vegetal, por exemplo. Mas nunca experimentei.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Excepto os da marca "Pingo Doce", por norma, esses iogurtes destinados a bebés possuem uma adição de açúcar exagerada, a meu ver. Prefira um iogurte natural normal, ou então os do Pingo Doce.

      Eliminar
    2. É mesmo o iogurte para bebes, e natural. Eu também só faço alimentação natural para a minha R. Nada de açucares nem gorduras.
      Tenho seguido algumas receitas suas, que são optimas e da nutricionista.
      muito obrigada

      Eliminar
    3. Mesmo os iogurtes natural para bebé têm açúcar adicionado. Há que ler os rótulos com atenção.

      Eliminar
  6. Então que tipo de iogurte posso dar? Posso fazer em casa?

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, já tentei fazer duas vezes esta receita e não consigo acertar,por dentro a massa fica tipo crua, pastosa. Já deixei mais tempo no forno e tudo. Não sei o que estou a fazer errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode acontecer, às vezes quando faço queques ou bolos deste género com banana, não cozem tão bem por dentro. Pode da próxima vez adicionar um bocadinho de bicarbonato de sódio e umas gotinhas de limão, para ajudar a criar mais ar e ficarem mais fofos. Mas certifique-se que a banana é bem madura, para ficarem docinhos :)

      Eliminar
    2. obrigado!vou experimentar.

      Eliminar
  8. Uma boa opção também é, antes de por a banana no queuqe, partir ao meio e levar 2 minutos ao microondas para "pre cozinhar"

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.