domingo, 22 de fevereiro de 2015

Scones de cenoura [desde os 6 meses, mas ler nota no post]


Como devem deduzir, escrevo os posts no blog depois de confeccionar a receita e sobretudo, provar. Por isso, antes de qualquer coisa que vá escrever a seguir.. OH MEU DEUS, ESTES SCONES SÃO TÃO BONS!

Depois do redondo falhanço do bolo de ontem, quase nem dormi em voltas na cama de como me redimir de tal catástrofe - até me valeu um "sabes que não gosto de coisas muito doces, mas neste bolo exageraste um bocado" do pai das miúdas. Por isso recorri à Kayla e a sua adorável pequena lancheira, para inspiração e ajuda. 

Esbarrei com uns scones de cenoura, que sabia que tinha de experimentar. Ainda por cima a L. hoje acordou com vontade de cozinhar e pediu-me logo para fazermos "bolachas". Vamos a isso. Primeiro, adaptar a receita para a pequena T. também poder comer. Tirei tudo o que eram ingredientes que não conhecia. Deixei a farinha, a cenoura... e mais nada! Juntei maçã, para dar humidade aos scones, óleo de girassol, para substituir a manteiga, e sumo de uma laranja para adoçar e substituir o leite. Aqui a laranja pode ser controversa, e por fiz a chamada de atenção no título. A nossa pediatra não colocou qualquer restrição à laranja, até disse para usar um bocadinho de sumo na banana esmagada. Consultei algumas amigas, que também não tiveram essa restrição. Na dúvida, consultei a Acta Pediátrica Portuguesa referente a alimentação, que também não menciona a laranja como um fruto a evitar no primeiro ano de vida. Por isso, em caso de dúvida siga a recomendação do profissional de saúde assistente. Se não quiserem usar sumo de laranja, podem substituir por água, mas aviso que poderá ter falta de sabor. No entanto, estamos a falar de sumo de uma laranja dividida por 12 scones, não é assim uma dose considerável.

Tem me sido muito pedido para colocar as receitas em formato robot de cozinha, sobretudo depois de descobrirem que também eu tenho uma liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica (não vou desistir do nome). Por isso vou fazer um esforço extra para escrever as receitas nos dois formatos e agradar a gregos e troianos. Para que conste, estes scones fiz no robot de cozinha, pois a L. queria ajudar, e achei que seria mais fácil para as duas.




Scones de cenoura [desde os 6 meses, mas tem sumo de laranja]
(para 12 scones)




1 cenoura
1 maçã
1 1/2 chávenas de farinha com fermento (270gr)
1/2 chávena de óleo mal cheia (60gr)
sumo de 1 laranja


Sem Robot de Cozinha

Pré-aquecer o forno a 180º. Ralar a cenoura e reservar. Ralar a maçã e juntar a farinha e o óleo, amassando com as mãos até a farinha ficar em grumos grossos, ou batendo com a batedeira devagar (para não espalhar a farinha). Juntar a cenoura ralada e o sumo de laranja, e bater até obter uma massa homógenea. Numa forma de ir ao forno, polvilhar com um pouco de farinha, e formar montinhos de massa com uma colher. Colocar no forno e deixar cozinhar por 20 minutos.


Com Robot de Cozinha (RC)

Pré-aquecer o forno a 180º. Picar a cenoura 5seg./vel.5. Reservar. Sem lavar o copo, picar a maçã 5seg./vel.5. juntar a farinha e o óleo e deixar mexer 20seg./vel.6. Juntar a cenoura ralada e o sumo de laranja e misturar por 20seg./vel.6. Numa forma de ir ao forno, polvilhar com um pouco de farinha, e formar montinhos de massa com uma colher. Colocar no forno e deixar cozinhar por 20 minutos.










Toda a gente provou, incluindo o pai, que teceu elogios e nem notou a falta de açúcar. Disse que estavam perfeitos para ele, super fofos e húmidos ao mesmo tempo "melhores que o costume!", disse-me ele. 

Eu estive a controlar-me para não comer o prato todo, até me pus a escrever a receita aqui no blog, vejam lá. 

A T. ... é melhor não dizer nada, certo? Já sabem como é.





26 comentários:

  1. Vou experimentar fazê-los! parecem deliciosos! Mas ainda tenho de introduzir a laranja primeiro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo! Pois, a questão da laranja deixou-me reticente em relação a esta receita, mas tendo em conta a informação que recolhi, achei que valia a pena arriscar :)

      Eliminar
  2. Olá, devem ser maravilhosos! Será que posso utilizar óleo dd côco?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Julgo que sim :) depois partilhe como correu!

      Eliminar
  3. Ola boa noite. Isso me parece esta uma delicia vou faze p minha filha e e alergica a proteína do leite de vac isso n leva lleite n vai faze mal ela. Vc tem receitas de doces, bolos p crianca alergica a proteína do leite de vaca? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda não tenho muita coisa sem derivados de leite de vaca. Mas ando a planear algumas coisas. :)

      Eliminar
  4. Olá Leonor!Às vezes apetece-me improvisar para o lancha da família, bebé não incluída :) Vamos ver se não estraguei esta receita base!Mantive o sumo de laranja, a cenoura, a maçã, e o óleo.Adicionei outra cenoura, uma courgette, um iogurte natural, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado.Coloquei numa forma de bolo inglês...Aguardo o resultado...fingers crossed ;) beijinho, Shirley Fulgêncio

    ResponderEliminar
  5. Olá! Acabei de os preparar para a minha M. vamos lá ver como corre :) uma perguntinha : quantos dias é que aguentam? Obrigada!
    Alessandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa não aguentam muitos dias, porque desaparecem no mesmo dia em que faço. hehehehe, mas diria que fechados numa caixa, ou num saco, aguentam bem 2 ou 3 dias.

      Eliminar
  6. Também já fiz esta eu gostei a filha +- o marido disse que lhe sabia muito a farinha, poderá ser da qualidade/tipo de farinha?
    Cá por casa o paladar de todos é mais adocicado... Estava a pensar repetir e por mais sumo de laranja e mais uma maçã o que lhe parece será que resulta?
    Obrigada!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O sabor vai mesmo depender da qualidade dos ingredientes. Já experimentei com variedades de maçãs e umas adoçam mais que outras. Também a laranja tem importância, basta ser mais doce ou menos doce. Ao juntar mais maçã e mais sumo, pode acabar com uma massa muito líquida, e ficarão tipo panquecas. Tente com maçãs mais doces como a Royal Gala ou a Bravo.

      Eliminar
  7. olá!
    Eu fiz mas os meus ficaram tipo pataniscas, húmidos... :( não sei o que fiz de errado?!...Vou atrever-me um dia destes a tentar novamente...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu :) como usamos muitos ingredientes naturais (cenoura, maçã e laranja) é normal que uma cenoura minha, seja diferente de uma cenoura sua. São ingredientes que podem ser mais sumarentos, e deixam a massa mais mole. Da próxima, se achar que a massa está muito líquida e não fica em montinhos no tabuleiro, pode juntar mais um pouco de farinha. :)

      Eliminar
  8. Em vez do sumo de laranja não se poderá colocar água de cozer pera ou maçã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeitamente :) o sumo de laranja serve apenas para dar humidade à massa e adoçar um pouco, o que a água de cozedura fará igual.

      Eliminar
  9. Boa noite, n tendo oleo o q posso usar em troca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer gordura: azeite, óleo de côco, margarina vegetal, manteiga.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Usei óleo de girassol, mas pode usar azeite, ou óleo de côco, ou qualquer outra gordura a seu gosto.

      Eliminar
  11. Eu sei que já se pode dar aos 6M Mas... Como foi feita a introdução da farinha e fermento nas suas juniores?? A minha Morceguita tem 8 M e ainda não fiz nada disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Através do pão :) com 6 meses e qualquer coisa já comiam pedacinhos de pão, com 7 meses comiam açorda.

      Eliminar
  12. Pois, foi o que eu pensei... Por isso... posso fazer!!! Thanks!!! :D

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Fiz ontem com tangerina e todos adorámos (filho, mãe e pai). Obrigada pela receita! Enviei-lhe uma mensagem direct pelo Instagram,não sei se conseguiu ver ?
    obrigada,
    Filipa

    ResponderEliminar
  14. Ola!! Fiz estes scones hoje para o meu bebe de 6 meses, como ainda nao introduzi a laranja nem tinha em casa coloquei meia banana esmagada. Ficaram tao fofinhoa e deliciosos! Obrigada pela receita, o meu filho adorou e fico feliz por ele nao comer bolachas maria cheias de açucar (era o que lhe estava a dar infelizmente).
    Adoro o vosso blog e vou fazer mais receitinhas tiradas daqui para o meu menino!
    Parabens!!!

    ResponderEliminar
  15. Parece otima e saudavel obrigada por compartilhar, vou fazer com certeza

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.