segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Segundas-feiras sem carne


Aproveito que hoje é segunda-feira para vos falar de um dos conceitos de hábitos de alimentação saudável mais interessantes que conheci nos últimos tempos. O Meatless Monday, para os americanos, ou o Meat Free Monday, para os britânicos, é uma iniciativa, que começa a tomar espaço em todo o mundo, em que as pessoas são incentivadas a fazerem um dia por semana, a segunda-feira, livre de carne, para melhoria da sua saúde e  a do planeta. 

A origem deste dia oficialmente aconteceu em 2003 nos Estados Unidos da América, como parte de um programa de consciencialização pública sobre saúde e hábitos saudáveis. Mas a inspiração remota à Primeira Guerra Mundial, quando o presidente americano Woodrow Wilson proclamou a terça-feira, como o dia livre de carne, e que se fizesse pelo menos uma refeição sem carne nos restantes dias da semana. O objectivo era conservar comida, de modo a ajudar as tropas americanas e a população em espaço de guerra na Europa. 

Eu conheci a Meatless Monday há pouco tempo, quando comecei a interessar-me por mudar um pouco os hábitos de alimentação cá em casa. Nunca consegui aplicar em pleno, um pouco por preguiça, mas sobretudo porque à segunda-feira é o dia em que temos o frigorífico cheio de coisas gostosas do fim-de-semana (e o meu hoje, nem vos conto!!).

Por curiosidade, a escola da L. promove a segunda-feira vegetariana. Por norma a ementa da escola tem um prato normal e um vegetariano (tem crianças de culturas que não comem certos alimentos). Mas à segunda-feira todos os meninos comem um almoço vegetariano. A ideia da escola é motiva-los a interessarem-se mais pelos legumes e menos pelas proteínas animais, pois é quase sempre o calcanhar de Aquiles das crianças pequenas (felizmente aqui em casa não). 

Posto isto, a partir desta semana, começando hoje, vou fazer jantares vegetarianos cá em casa, e procurar alternativas vegetais ricas em proteínas para substituir a carne. Claro que virei partilhar convosco algumas ideias. 

Sobre este tema, existem imensos sites na internet com referências, e vários chefs que publicam receitas para este dia específico. Deixo-vos estes dois, com informação, ideias e receitas para refeições livres de carne.

http://www.meatlessmonday.com

http://www.meatfreemondays.com

2 comentários:

  1. Este conceito é muito interessante e não conhecia! Vem mesmo a calhar porque quero reduzir a proteína animal que se ingere cá em casa e ter um dia fixo é uma coisa simples mas eficaz, um pouco como ir ao ginásio, é preciso ter dia e hora marcada caso contrário nunca lá ponho os pés!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Ter um dia fixo ajuda imenso, sobretudo se for um dia estipulado quase internacionalmente. Somos logo bombardeadas com as mais diversas receitas e ideias para esse dia. Posso dizer que desde que faço as meatless mondays, que o meu apetite por carne desceu drasticamente. E quando não como, até parece que me sinto melhor!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.