segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O nosso meatless dinner #27


Hoje o plano saiu-me furado. Planeei um belo risotto, regado com caldo de legumes feito na hora, pintalgado de verde dos brócolos e espargos, de vermelho do tomate, amarelo do milho... até que resolvi falar com a L. para saber que fruta tinha comido. A L. começa a dar sinais de ser muito distraída e de não se lembrar do que fez ou comeu (a não ser que tenha sido assim algo brutal). Sai ao pai, tadinha. Então para eu saber que fruta comeu, para não dar igual ao jantar ("fruta da época" na ementa da escola não é suficientemente explícito), tenho que a "encaminhar" para aquela altura do dia e pôr a memória dela a trabalhar.

- Então o que foi hoje o almoço na escola?
- Hmmmmmm carne... (é sempre carne para ela, deve ser a única coisa que retém, apesar de à segunda-feira o almoço ser vegetariano, que eu sei).
- Vamos lá então, comeste a sopa, não foi?
- Sim!
- E depois...? (faço aquele compasso de espera para ela ter tempo de fazer o rewind do dia)
- Comi arroz às cores com milho (damn it, lá se vai o risotto).

Não ia por as duas a comerem arroz outra vez ao jantar, apesar de acreditar que o meu risotto superaria o "arroz colorido com milho" que elas comeram. Fiz assim um passo de magia e transformei o meu risotto numa one-pot pasta. "Outra??" Perguntam vocês. Sim, outra, porque eu sei que vocês não se fartam desta coisa e porque resolvi fazer uma que foi ao forno com queijo a gratinar. À pois, quando eu digo que o "céu é o limite" é porque é mesmo.


One-pot Pasta com queijo gratinado
[para um tacho médio - 4 porções]

200-250gr de massa integral (utilizei penne)
1 cebola média cortada em meias luas finas
1 dente de alho picado ou laminado fino
1 tomate médio bem maduro cortado aos cubos
1/2 cabeça de brócolos 
1/2 molho de espargos
1-2 cogumelos portobello
1 lata pequena de milho doce
ervas aromáticas a gosto (usei manjericão)
sal e pimenta (ou outras especiarias a gosto)
1 l de água
um fio de azeite
200gr de queijo mozarella ralado

A forma menos romântica desta receita é: enfiar tudo dentro de um tacho e pôr ao lume.

A forma mais romântica: num tacho juntar todos os ingredientes, excepto o azeite e o queijo. Deixar cozer, mexendo sempre, por um tempo 2-3 minutos inferior que o indicado na embalagem da massa. Retirar do lume, temperar o azeite e envolver. Polvilhar o tacho com o queijo e levar a forno pre-aquecido a 180º por 15 minutos, ou até começar a ficar dourado. 


Eu adorei. Nas versões anteriores de one-pot pasta que mostrei aqui polvilhei sempre com queijo, era uma questão de dias, para que oficializasse a introdução do queijo aqui no blog. 



Faltava por à prova ao requintado paladar das mini-pessoas que vivem cá em casa. Para elas sem o queijo. Não é que não comam, mas não são fãs dele assim derretido (hmpf... não me importo nadinha de comer a crosta de queijo delas).







Parece-me que sim, está unanimemente aprovado!

5 comentários:

  1. Ambas comem com garfo grande? Sempre dei à minha os garfos de sobremesa e não consigo que passe para os normais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A T., na maioria das vezes, come com um garfo pequenino que tem. Mas ontem calhou comer com um destes. São ambos de sobremesa :) a L. já comeu com grandes, mas não se ajeita tão bem, se bem que na escola acho que come com talheres normais.

      Eliminar
  2. Que bom aspecto! Experimentei no outro dia uma receita aqui do blogue de one-pot-pasta adaptando com o que tinha em casa e foi aprovada largamente pelos papás! A pequena estava adoentada e só comeu as massas :-) Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Ontem fiz finalmente a one potpasta! andava há tanto tempo para experimentar e ao ler este post decidi, é hoje!!
    Decidi fazer com o queijo por cima e adorámos! Obrigada! vou continuar a fazer!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.