sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Massada de tamboril [desde os 8 meses]



Hoje a L. não foi à escola. Tem andado muito constipada e ontem chegou a ter febre. Achei que precisava de um dia de quarentena em casa para se recompor. Pensei imediatamente fazer massa para o almoço, para aliciar aquele pequenino estômago doente a comer qualquer coisa, mas sem sucesso. Já a T. chamou-lhe um figo! Há uns dias que andava para experimentar massinhas maiores que a típica pontinha, pevide e letrinhas que lhe fazia. Foi um sucesso e lambeu-se por mais. 

Tamboril é um dos peixes que gosto de dar à T. Para além de vir em pacotes doseado, também é um dos peixes que mais comemos cá por casa. Por isso, quero que se habitue aos sabores a que estamos acostumados. 

Massada de tamboril [desde os 8 meses]
(para 3-4 doses)




1 dente de alho
1/2 alho-francês
1 curgete média
1 cenoura média
3-4 folhas de couve-coração
80-90gr de tamboril

1 colher de sopa de massinhas pequenas (pevide, pontinha ou letrinhas) ou 1 punhado de cotovelinhos (para uma dose)
1 colher de chá de azeite extra-virgem (para uma dose)

Como sempre, começar por fazer um caldo com os legumes e o peixe. Neste caso, ralar a cenoura previamente, para ficar aos pedacinhos pequeninos no caldo.



Cozer os legumes aos pedaços com o peixe por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. Dividir o caldo pelas doses pretendidas e deixar apenas uma no tacho. Juntar a as massinhas, levantar fervura, tapar o tacho e deixar cozer por 15 minutos em lume brando. Ir verificando a quantidade de água, para não queimar. 

Assim que as massinhas estejam cozidas, retirar do lume. Juntar o azeite, envolver e servir. 


Acredito que a L num dia bom, teria adorado! Eu comi a porção dela, e só vos digo que entendo perfeitamente os guinchos de frustração por o prato chegar ao fim da T.!

*Relembro mais uma vez que as indicações que descrevo na receita, são aquelas que nos foram dadas. Recomendo aos leitores que em caso de dúvida em relação à receita, que sigam sempre as instruções e recomendações do médico ou profissional de saúde assistente

1 comentário:

  1. Fiz esta e devo dizer que foi aprovada por toda a família. O membro mais pequeno adorou.
    Como foi a refeição de todos fiz não reservei nada e fiz toda a quantidade.
    Substitui a couve (que não tinha) por um tomate bem maduro e acrescentei coentros picados :)
    Obrigada!
    Cláudia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.