quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Arepas à Na Cadeira da Papa [desde os 12 meses]


Tenho assim um grupo de amigas venezuelanas (são umas 4 ou 5) que volta e meia me falam de comida venezuelana. Então elas falam, e babam, e coiso e eu fico a olhar sem fazer ideia do que raio estão a falar. Vai daí, que eu sou mesmo assim, uma rapariga de não ficar na ignorância, pedi ajuda ao senhor Google e às ditas amigas e toca de experimentar comida sul americana, para enriquecer o meu cardápio internacional. 

As arepas foram aquela coisa que saíram logo bem (e caíram que foi um mimo). Ontem numa de "apetece-me variar", peguei no meu saco de Harina-Pan (não podem ser feitas com mais nenhuma farinha, só esta), pensei num recheio e cá vai disto.

Arepas é assim a coisa mais simples de se fazer e são super versáteis! São uma espécie de panquecas de farinha de milho fritas (eu não frito, mas já vos mostro tudo). Pode-se comer como se fosse pão, com carne, queijo e salada lá dentro, ou com um guisado de feijão (como eu fiz) assim bem "molhengo". A melhor descrição que vos posso dar é que... parecem uma pipoca gigante! Sim, sabem a pipocas salgadas. Quem não gosta?


Arepas [desde os 6 meses]
(para 6 arepas médias)

1 chávena de farinha Harina Pan
1 chávena de água tépida
sal e pimenta q.b. (opcional)

Numa taça colocar a farinha e temperar a gosto. 



Juntar a água e amassar até formar uma bola. 





Formar bolinhas e depois espalmar em discos da espessura da mão (uma mão magrinha, vá). O tamanho é a gosto, costumo fazer do tamanho da minha palma, mas podem fazer mini-arepas ou um pouco maiores.



Numa frigideira com um fio de azeite, colocar as arepas a alourar de ambos os lados.



Colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido por 15 minutos a 180º.


As arepas tradicionais (e agora tenho a comunidade venezuelana toda a bater-me à porta) são fritas! Assim bem fritas, em 3 dedos de óleo. E são deliciosas! Mas cá por casa gostamos desta versão mais "saudável" e é uma boa alternativa. 

Para acompanhar, para além do estufado de feijão preto, com tomate e couve-coração, fiz também uma pasta de abacate para refrescar. 

Pasta de abacate

1 abacate
sumo de meio limão
azeite, sal e pimenta q.b.

Numa taça colocar a polpa do abacate e esmagar.



Temperar e misturar. 




Como as pequenas ainda não têm muito jeito para comer a arepa tipo sandocha, preparei-lhes umas taças com o feijão e as arepas barradas com abacate.



Eu acho que gostaram, apesar de não terem comido tudo (às vezes sinto que elas saíram da guerra do Vietnam quando as vou buscar à escola, tal é a sujidade e exaustão). Ultimamente o jantar é feito quase a dormir, mesmo que cedo! 





Mesmo assim, valeu repetição de arepa com abacate para a L. e um lamber do molho do feijão para a T. 

13 comentários:

  1. Arepas tradicionais fritas?! Nunca vi... Costumam sim ser alouradas numa frigideira ou chapa sem óleo nem azeite e depois assadas no forno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ensinaram-me fritas, mais tarde descobri esta forma de as fazer. As minhas amigas venezuelanas dizem que se podem fazer das duas maneiras :) (se calhar vai depender da região da Venezuela, digo eu...)

      Eliminar
  2. Têm ótimo aspecto! Onde compras essa farinha? Há nos supermercados "normais"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Comprei no continente. Acho que é bastante comum nos supermercados.

      Eliminar
  3. Olá,

    Pode-se substituir a harina PAN por outra farinha de milho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Segundo sei, pelas minhas amigas venezuelanas, a Harina Pan é a verdadeira farinha das arepas. Não sei como ficarão com outra farinha.

      Eliminar
  4. è que pelo que pesquisei essa farinha usa milho trangenico, pelo que preferia trocar por outra farinha.

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de saber como preparou o feijão! Peço desculpa se a receita está em algum sitio que eu não tivesse reparado...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não está, fiz de uma forma muito básica: cebola e alho a alourar em azeite. Juntei tomate aos pedaços, o feijão pré-cozido, e couve-coração, temperei ligeiramente e deixei cozinhar.

      Eliminar
  6. São a partir dos 6 ou dos 12 meses?
    Adoro o seu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A arepa em si, a partir dos 6 meses. É só farinha de milho e água. A arepa recheada com feijão como eu fiz, depois dos 12 meses. :)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.