sábado, 19 de setembro de 2015

Na lancheira da escola #02

Em sequência da minha constatação da semana passada, esta semana tentei variar mais a oferta de cereais nos lanches das pequenas. O resultado foi este.

Segunda-feira


Este é o lanche de eleição da L. Se lhe perguntarem o que quer comer, a qualquer altura do dia, ela vai vos dizer: tomatinhos com queijo. E se querem saber, que mal tem? Parece-me bastante apropriado. A própria T. não se nega a esta iguaria, por isso resolvi mima-las logo no início da semana com esta iguaria, acompanhada por tostas de centeio e iogurte.


Terça-feira


Na terça-feira levaram um lanchinho mais convencional. Para a L. pão de cereais e sementes (não sei especificar, compramos na padaria), para a T. pão saloio, cortados em forma de coração, tangerina e iogurte.


Quarta-feira


Quem viu a receita de crepes de aveia que publiquei esta semana? Foram o lanche das meninas na quarta-feira. Podem preparar na noite anterior, que o crepe não fica rijo. Esta fiz na mesma manhã, porque são super rápidas de fazer (até podem fazer para a criançada levar e comerem vocês o resto ao pequeno-almoço). Fiz a versão com sementes de linhaça, para a L. barrei com uma camada fininha de compota de framboesas (sem açúcares adicionados), e na da T. coloquei na pontinha para o crepe colar. Para acompanhar pêra, iogurte para a T. e leite para a L. A L. chegou a casa a dizer que a auxiliar lhe queria roubar um bocadinho da "panqueca".


Quinta-feira


O lanche que a T. mais vezes comeu este verão, uma alternativa fresquinha às papas: iogurte, com fruta e cereais tufados. Neste caso levaram manga, trigo, arroz e millet tufados. A T. gosta de comer tudo misturado, a L. prefere comer tudo separado. Costumo ter uma taça com um mix destes cereais, para elas petiscarem, quando estão nas suas pinturas ou brincadeiras cá em casa.


Sexta-feira


Mais uma vez, a sexta-feira é o dia do mimo: cereais de pequeno-almoço com leite para a L. e overnight oats de iogurte, flocos de aveia e nectarina, para a T. 


Mais uma vez, acho que ainda posso melhorar mais, sobretudo na questão iogurte/ leite. Como em alguns lanches comem queijo, podem perfeitamente levar uma bebida vegetal. O problema é que nunca provaram... tarefa a realizar nos próximos dias. 

11 comentários:

  1. Adoro estes lanchinhos... A minha filha tem 14 meses mas está tudo incluído na mensalidade. As suas filhas levam sempre lanche?? Já agora de onde são as lancheiras e onde posso encontrar os cereais tufados?? :) Obgd

    ResponderEliminar
  2. Que lanches saborosos.....a minha filha come na creche tem 14 meses e está incluído na mensalidade. No colégio das suas filhas é opcional levar de casa?? Já agora de onde são as lancheiras e os cereais tufados?? :) Obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na escola das minhas filhas é opcional. Se quisermos, a escola pode fornecer, mediante pagamento adicional. As lancheiras são do IKEA, tem um post de há duas semanas a falar delas. Os cereais são do Celeiro, mas também há no Jumbo.

      Eliminar
    2. Ok. Obrigado :) Continue tenho aprendido imenso com o blog :)

      Eliminar
  3. Adoro as sugestões! Que cereais sao esses os de quinta feira?

    ResponderEliminar
  4. Belas ideias.
    Eu envio sempre a mesma coisa à Lara (tem 18 meses): Tarte de aveia e abananou maçã, bolachas, iogurte e banana. Ando à procura de alternativas.
    Só não gostei tanto dos cereais de sexta-feira, talvez tenham muito açúcar mas todas as outras opções parecem-me perfeitas. Obrigado pelas dicas. :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No post da semana passada explico porque mando cereais à sexta-feira para a minha filha mais velha (tem 3 anos e meio). É o dia do mimo. Se faz uma semana inteira de refeições regradas e equilibradas, não é um lanche diferente e mais guloso que vai fazer mal :) também, os cereais que envio, dentro dos cereais do género, são os que têm menos açúcar adicionado.

      Eliminar
  5. Fico completamente babada com estes lanches! :) Também tento fazer opções saudáveis para a minha pequena mas ainda estou na fase dos pequeno-almoços. Mas já experimentei os seus crepes e papas de aveia. Sugestões de bolos para eles? Tipo bolo de iogurte mas sem açúcar?
    Obrigada por nos continuar a inspirar!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.