terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Bolo para a T. Take #02


Hoje, a um mês do grande dia da T., foi altura de nova tentativa de bolo de aniversário para ela. Posso já adiantar que estamos muito mais perto do sucesso que da última vez.

Peguei na receita que tinha feito, e depois de vários conselhos e sugestões na nossa página do Facebook, resolvi fazer algumas substituições e adições. 

Substituí a chávena de água que precisei da última vez, por sumo de uma laranja, para dar mais sabor. Por recomendação de várias amigas coloquei tâmaras picadas para adoçar.

Bolo de aniversário para a T. [desde os 9 meses]
(bolo pequeno, 22cm aproximadamente)



1 banana
1 iogurte natural
1/2 chávena de óleo mal cheia
sumo de 1 laranja
1 chávena de farinha
1 colher de sopa mal cheia de fermento para bolos
6 tâmaras demolhadas e picadas

Pré-aquecer o forno a 180º. Começar por triturar a banana com varinha, ou no robot de cozinha. Juntar o iogurte, o óleo, o sumo de laranja e mexer. Juntar a farinha e o fermento e misturar até obter uma massa homogénea, sem a trabalhar demasiado. Juntar as tâmaras picadas e envolver. 

Untar uma forma com óleo, dispor a massa e levar ao forno por 25-30 minutos.




Veredicto: lambi a taça da massa, comi umas 3 fatias ainda quente, o pai das miúdas disse que estava muito bom (ainda estou basbaque), a T. comeu uma fatia em menos de nada (nem deu tempo para a foto!!), e entre nós os três, já só sobra um fatia desde que o fiz à hora de almoço. 

Continuo a achar que precisa de mais qualquer coisa! A massa fica fofa e húmida, totalmente decadente. A nível de sabor, acho que ainda posso melhorar. Mas vejamos, o bolo é para a T. e ela nunca se queixa de nada, ora... mas eu acho que ela merece melhor. 

21 comentários:

  1. Acabei de o fazer e colocar no forno:) vamos ver como corre:)

    ResponderEliminar
  2. Ola, não achei foto ou receita do bolo que acabou por fazer nos anos da sua bebe, pode dizer? A minha fará 1 ano em breve e queria fazer um bolo baby friendly.

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma princesa quase a fazer um aninho.. Tenho andado por aqui a ver de receitas para o bolinho dela mas nao me agrada muito a ideia de por óleo..
    Será qe se pode substituir pelo applesauce??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Já fiz essa substituição e não correu bem, o bolo ficou muito seco. Pode usar óleo de côco, ou azeite. Quando refiro "óleo" nas receitas, é um pouco para deixar ao critério das pessoas em usar gorduras saudáveis que tenham em casa.

      Eliminar
    2. O óleo de côco tem que ser derretido primeiro? Comprei pela primeira vez e através do frasco parece-me que está sólido.

      Eliminar
    3. E o azeite não deixará um sabor mais intenso? E muitos parabéns pelo blog! Simplesmente fantástico :)

      Eliminar
    4. Deixa um pouco mais de sabor que outros óleos, é certo.

      Eliminar
  4. Pois.. Já estive a ver o óleo de côco mas é um bocado caro.. :-( o qe refere é um qe vem nuns boiões e costuma estar na área dos produtos naturais no hipermercado? Não dei se há mais algum.. em último caso vai com azeite nas ainda vou ver se compro o óleo de côco.. Deve ficar com um sabor melhor..

    ResponderEliminar
  5. olá que bom aspecto :) onde consigo comprar o conjuntos das colheres que tem na imagem? obrigada

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, ando a ver ideias de bolos para o meu filhote que faz 1 ano daqui a 15 dias e gosatei desta receita, vou experimentar! Fez decoração no bolo? ou tem alguma sugestão saudavel para o decorar? =)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, ando a ver receitas de bolos para o meu filhote que vai fazer 1 ano dentro de 15 dias, e gostei muito desta, vou experimentar! Já agora aproveito para perguntar se fez decoração no bolo ou se tem alguma sugestão saudavél para o decorar? =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não decorei. Pode colocar iogurte batido, por exemplo...

      Eliminar
    2. Antes de mais, parabéns pelo blogue. Temos experimentado várias receitas :) Pode partilhar como fazer a decoração com iogurte batido? É só bater iogurte e espalhar? Grata :)

      Eliminar
    3. Nunca fiz esta cobertura, é só uma sugestão. Mas parece-me que ligaria muito bem, já que o bolo também leva iogurte. Eu bateria com varinhas até ficar mais fofo (incorporar ar) e barraria o bolo com esse creme.

      Eliminar
  8. Olá!! Fiz honesto bolo, o rapaz não achou grande graca, mas eu ADOREI!! Achei que ficou um pouco denso demais, não ficou fofo.. Fiz numa forma de bolo inglês, seria disso?? Ou então as doses.. Isso de "chávenas" como unidade de medida não é muito rigoroso eheheh se calhar precisava de mais farinha.. Mas o sabor... Tão delicioso! Não se sente falta nenhuma de açúcar! Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não fica fofo, fica mesmo mais para o denso. Não sei se fará diferença usar uma forma redonda, ou de buraco. Acho que a forma de bolo inglês funcionará na perfeição.

      Eliminar
  9. Hoje experimentei e, ainda que me cheire muito bem (só amanhã o provamos), o bolo está muito baixo, não cresceu. Tendo em conta a sua experiência, pedia-lhe que me ajudasse a perceber como o posso pôr a crescer.
    Alterações que fiz:
    - usei óleo de coco, no bolo e para barrar a forma;
    - misturei farinha de coco na normal;
    - a farinha que usei não tem fermento.

    Tendo em conta que aqui na Alemanha não consegui ainda encontrar farinha com fermento, que quantidade de fermento devo acrescentar à farinha? Consegue dar-me uma dica também?
    Obrigada pelas respostas e pela inspiração que me dá para fazer coisas diferentes ao meu pimpolho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo não cresce muito por ele. Como não leva ovos, nem fermento extra para além daquele que vem na farinha, é normal que não cresça. Ele pode crescer mais se usar mais fermente, ou ainda uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre/limão, ajuda os bolos a levedarem mais. Normalmente quando se usa farinha sem fermento e a receita diz para usar, coloca-se uma colher de chá de fermento para cada chávena de farinha normal.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.